Uma noite para a família

359524familiaUm pai de família se encontrava arando um campo que estava junto a um canal de irrigação, enquanto seu filho brincava na beira do canal. Repentinamente o menino gritou: “Pai me ajuda! Estou caindo no canal!”

O Pai levantou a cabeça e viu seu filho segurando em uma pequena árvore que crescia junto ao canal. “Espera um pouco, filho”, respondeu o pai, “espera um pouquinho até que eu termine o que estou fazendo.” Incrível, não é verdade? Sem dúvida alguma.

Que pai deixaria o seu filho lutando sozinho contra a força da água. Como podemos ajudar nossos filhos contra as correntes de água que atingem suas vidas? Corrente de valores errados, etc.
Como acudi-los rapidamente?

Os pais têm entre outras, duas ferramentas de influência para transmitir valores: O exemplo é um ambiente de cordialidade. A Noite da Família é uma boa maneira de criar um ambiente saudável na família.
Separar uma noite em meio à semana para uma reunião formal da família pode ajudar a fortalecer os vínculos familiares.

Ellen G. White comenta: “Seja a conversação da família em redor da mesa de um caráter tal que deixe uma influência fragrante na mente dos filhosi

Geralmente o pai perde ótimas oportunidades de atrair seus filhos e vinculá-los consigo. Ao voltar de seu trabalho, deve considerar como troca prazerosa passar algum tempo significativo com eles.
Faça um plano.
É impossível edificar uma casa sem um plano. Para edificar uma família baseada na unidade e o amor, é preciso planejar.

Uma noite de família lhes ajudará a realizar isto. Para conseguir é necessário:

  1. Escolher uma hora específica da semana, reservada estritamente para a família.
  2. Eliminar qualquer tipo de distração.
  3. É importante fazer com que os membros de sua família saibam que esse tempo é para a família.
  4. O fato de separar um tempo com sua família traz uma mensagem poderosa, maior que as palavras.
  5. É importante a participação espontânea e organizada dos membros do lar.
  6. Os pais são responsáveis por liderar esta iniciativa.
  7. É importante que a reunião não seja muito longa. Os pontos que não foram tratados por tempo podem ser incluídos na seguinte semana.

Programa: Tem que ser informal e pode conter os seguintes pontos:

  1. Iniciem com uma oração.
  2. Uma curta leitura relacionada com a família.
  3. Conversar sobre os planos da família, em relação às férias, aquisições, dificuldades e desafios para melhorar as relações familiares.

Pode-se armar um calendário de atividades, onde se planejam as responsabilidades em relação aos deveres da casa, onde se estudam as regras internas da família, etc. Os filhos podem falar descontraidamente sob assuntos que precisa mais atenção.

  1. Momento da oração familiar. A família orando por suas próprias necessidades e por outras famílias.
  2. Em algumas ocasiões pode-se dedicar tempo para um momento de recreação em família.
  3. Pode-se desfrutar de um jantar especial.

A idéia de uma reunião formal por semana cria uma atmosfera de verdadeiro amor, ajuda a integração da família e proporciona um clima de paz e harmonia.

A maioria dos fatos que ocorrem no lar geralmente não é discutida formalmente pela família.
Por exemplo, para a compra de um carro, às vezes surge da iniciativa do pai que acha que já está na hora de trocar o carro, compartilha em algum momento com a esposa e no momento que se apresenta a oportunidade o compra. Não é assim? Que bom seria colocar na agenda da reunião familiar o assunto para ser discutido com o resto da família. Mesmo que as crianças estejam pequenas podem ser informadas da cor, marca e preço. Também se pode explicar aos membros da família a forma do financiamento e dividas que se adquirirão.  E assim serão parte do processo de compra.

Quanto mais estreitamente estejam unidos os membros de uma família em todo o que tem que fazer no lar, tanto mais elevadora e serviçal será a influencia que exerça cada um fora do lar… o que o mundo precisa não é tanto grandes intelectuais, se não homens bons que sejam uma bênção em seus lares” [i]

Já pensaram se todas as famílias tivessem uma noite exclusiva para a família? Quantos problemas se evitariam, quantas barreiras se romperiam?
Converse com teu cônjuge e defina um dia para a “Noite da Família” em tua casa.
Será realmente uma bênção.

Edison Choque Fernández
Ministério da Família, DSA

i - WHITE, Ellen. Creciendo en Familia, ACES. 1998. Pag. 206
[i] - WHITE, Ellen. Creciendo en Familia, ACES. 1998. Pag. 21

Comente