Quanto às Tuas prescrições, há muito sei que as estabeleceste para sempre. Sal. 119:152.

remedio-para-emagrecer1Prescrições são receitas. Importantes como sejam, só valem se são seguidas. O doente pode morrer com a prescrição do médico na mão, se não obedecer. Obedecer, porém, não é próprio da natureza humana. Talvez seja esta a razão porque muitos cristãos não conseguem ser felizes, apesar de conhecerem as prescrições divinas.

No Salmo 119 se apresentam as prescrições divinas como o caminho para a felicidade. Uma pessoa infeliz é uma pessoa enferma. Não existe doença mais terrível que a infelicidade. Destrói a vontade de viver. Condena você a uma vida de fracasso, lúgubre e medíocre. Cria um sentimento de inutilidade e desvalorização.

Você sobrevive. Levanta-se todos os dias para cumprir o que considera seu dever. Você se esforça, luta, trabalha, mas carrega no fundo do coração uma espécie de vazio que incomoda e desespera.

A ciência de nossos dias ainda luta para descobrir o remédio contra o câncer. A Aids ainda é uma doença estigmatizada e fatal. Existem estatísticas que visam ao controle desses males, mas não existem gráficos que indiquem quantas pessoas morrem de infelicidade. Casamentos que não dão certo. Filhos que se destroem. Angústia que sufoca. Corações feitos cacos. Tudo é conseqüência de vidas infelizes.

O salmista afirma que há remédio para esse mal. É só seguir as prescrições, de todo coração. Essa história de “portar-se bem” enquanto somos vistos, ajuda pouco. Não resolve. Ao contrário. Leva o ser humano a carregar o peso massacrante da culpa.

“De todo coração” é uma expressão para o que o ser humano tem de mais sagrado. Diz respeito à sua vontade e o modo como deve ser usada para seguir os conselhos divinos.

Hoje devo fazer uma análise da minha própria vida. Quanto do meu ser, do meu coração, da minha vontade, está empenhado em seguir as prescrições divinas?

Vale a pena responder a essa pergunta porque, de outro modo, todas as tentativas humanas para alcançar o sentido de uma vida plena, realizada e feliz, terminarão em frustração. Devo dizer como o salmista: “Quanto às Tuas prescrições, há muito sei que as estabeleceste para sempre.”