341644felicidadeSem dúvida nenhuma, a maior de todas as esperanças do ser humano é a volta de Jesus. Um futuro com esperança, a certeza de um amanhã melhor. Dias melhores virão; essa é a promessa da Palavra de Deus. Todos nós cremos na volta de Jesus. Nós esperamos, aguardamos, preparamo-nos e pregamos o Evangelho.

Com o retorno de Jesus à Terra, teremos a solução de todos os nossos problemas, sobretudo, a vitória definitiva sobre a morte. Mas, se Jesus Cristo não voltar em nossa geração, fico imaginando alguns momentos de dor. Por exemplo: ou eu terei que sepultar a minha mãe, ou ela terá que me sepultar.

Ilustração Imagine a seguinte situação: um homem está sepultando a mãe, quando seu filho de 11 anos se aproxima e, no meio de lágrimas, lembranças, sentimento de perda e saudade, chama o pai no canto e lhe diz: “Pai, estive pensando: será que o senhor poderia aumentar minha mesada?” O que é isso?! Inconveniência, insensibilidade, falta de percepção?

Vamos imaginar outra situação. O médico já deu o diagnóstico e você está perto da sua morte. No hospital, um amigo se aproxima e começa a falar da inauguração do prédio mais alto do mundo em Dubai. Pode parecer estranho, palavras inconvenientes, colocadas em um momento inoportuno.

Situações praticamente impensadas como essas ocorreram há 2 mil anos. Acompanhe conosco um texto bíblico, simples, mas bastante significativo: Mateus 24:1 e 2. “Saindo do templo, Jesus ia-se retirando quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Ele, porém, lhes perguntou: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.”

Nessa ocasião, Jesus estava vivendo Seus últimos momentos na Terra. Ele estava ansioso, preocupado, angustiado, sabia as torturas que passaria no Calvário, a separação inevitável com o Pai e que carregaria todos os pecados de todos os seres humanos de todas as eras. E no que os discípulos estavam pensando? Na beleza, na estrutura do templo. Impressionante! Três anos e meio com Jesus, o maior Mestre que o mundo já viu, e eles não conseguiam ver nada além do momento presente. Estavam encantados com a beleza e a estrutura do templo, mas não percebiam que o Templo verdadeiro estava ali em carne humana, Deus em pele humana conversando com eles. No verso 2, Jesus Cristo começa a conversar com eles, destruindo o templo físico e construindo um templo espiritual.

Infelizmente, nossa geração é muito secularizada. A cada dia, milhares e milhares de pessoas se focam no material, no dinheiro, no progresso; preocupam-se com sua promoção no trabalho, anseiam em aprender uma língua estrangeira, angustiamse porque precisam comprar mais uma propriedade ou trocar de carro todos os anos. Parece que ficamos preocupados apenas com nossos sentidos e nos esquecemos do etéreo, do metafísico. Esquecemos que existe algo muito maior preparado e reservado para nós. Todas as esperanças desta Terra e todas as promessas que nos foram feitas foram quebradas. Não existe líder ou político no mundo capaz de resolver o seu ou o meu problema, nosso vazio existencial, nossa dor, nossa angústia, nossa tristeza, nossas inquietudes, nossos questionamentos, nossos traumas, nossos complexos – nada, nem ninguém poderão supri-los.

É por isso que precisamos de esperança, esperança de dias melhores. A Palavra de Deus nos dá essa esperança. Quando Jesus Cristo veio à Terra, Ele disse algumas coisas importantíssimas. Depois de Jesus passar todo esse tempo dizendo que iria morrer, depois de tentar ensinar ao mundo o princípio do Reino dos Céus, os discípulos disseram: “Senhor, sabemos que o Senhor vai morrer e ressuscitar e voltar ao céu. Mas quando o Senhor vai voltar? Quando virá nos buscar?”.

A vinda de Jesus Cristo, a encarnação de Deus, foi um dos maiores milagres que o mundo já viu. Sua morte foi fundamental, pois foi a morte substitutiva pelos nossos pecados. Ele nos dá Sua perfeição se entregamos a Ele nossa podridão, nossos pecados. A ressurreição de Cristo é extraordinária, Ele venceu a morte na ressurreição. Mas sem a promessa do retorno, nada disso teria valor. É por isso que cremos na volta de Jesus.

O mundo está confuso, não sabe para onde ir, não sabe o que fazer, nem como fazer. Mas aqueles que confiam no Senhor, aqueles que buscam sua esperança na Palavra de Deus, encontram em João 14:1 uma das promessas mais lindas de toda a Bíblia. Jesus Cristo olhou para o coração dos discípulos e para as pessoas ao Seu redor e disse: “Não se turbe o vosso coração. Creiam em Deus, creiam também em mim. Na casa do Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu teria dito a vocês. Vou prepararvos um lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também.”

Nós vivemos em um mundo de promessas quebradas. Mas Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, nunca quebrou nenhuma promessa. Se Ele disse que vai voltar, tenha certeza disso: Ele vai voltar.

Durante toda essa semana, vamos acompanhar textos extraordinários da Palavra de Deus. Você perceberá que Jesus Cristo está perto, muito perto, de voltar à Terra. Eu creio nisso, em um futuro com esperança pra você e pra mim. Tudo que é material não é eterno. O essencial é invisível aos olhos. A maior de todas as promessas, a maior esperança e a maior de todas as certezas foi dada há 2 mil anos. Jesus Cristo está voltando à Terra. Preparese para o maior evento da história do planeta, quando eu e você voltaremos para nossa casa, para nosso lar.

Tenho certeza que você não está feliz com o mundo em que vivemos. Tenho certeza que você tem tristezas. Mas Jesus prometeu que irá devolver nossa alegria, e essa alegria ninguém poderá nos tirar. Eu espero muito a volta de Jesus. Essa é a razão pela qual acordo todos os dias; essa é a razão da minha vida. Tenho dois filhos. Nenhuma cidade do mundo é digna para eu educar meus filhos. Gostaria que Jesus Cristo voltasse hoje, porque então poderia educar meus filhos em um lugar sem morte, sem medo, um lugar seguro, de paz. Nenhuma promessa de Jesus é mais encantadora do que essa. Nosso futuro tem esperança.

Quero fazer um convite a você: para aguardar e se preparar para a volta de Jesus, você precisa estudar a Palavra de Deus, conhecer Seus planos para sua vida. Por isso, invista tempo na sua salvação e na das pessoas que você ama. Conheça as verdades da Bíblia descubra as lindas promessas de Jesus pra você – e também as coisas que Deus quer você faça e as que Ele quer que você não faça. É muito importante buscar nas Escrituras um norte para sua vida. A volta de Jesus é a mais linda de todas as promessas. Mas existem outras, que te guiarão. A Bíblia é uma lâmpada para nos conduzir nos caminhos certos, de acordo com a vontade de Deus. Que Deus o proteja e abençoe você e sua família. Que, de hoje em diante, você comece a carregar no peito a maior de todas as promessas: a volta de Jesus.