man in praiseSerá que alguns de nós estamos nos apegando a coisas erradas em nome da religião? Há 1.800 denominações, credos e grupos religiosos diferentes nos Estados Unidos hoje! Novas igrejas estão rapidamente surgindo no país. O materialismo NÃO SATISFEZ os irrequietos indagadores do século XXI. Nossa busca insaciável pelo prazer não tem satisfeito as necessidades de nosso coração e alma. No mais profundo de nosso ser está o anelo por conhecer e descobrir a verdade. Assim sendo, houve uma volta à religião, uma fome pelo cristianismo verdadeiro, um clamor pela verdade que nos sustenha nos momentos mais difíceis da vida.

Por isso a pergunta é: “Como a pessoa mediana escolhe as reivindicações e contra reivindicações de todas essas organizações religiosas? Há tantas teorias e doutrinas conflitantes. Este é um PRINCÍPIO ETERNO: Você não vai à igreja para encontrar a verdade – você descobre a VERDADE para encontrar a igreja.

Em 1 Timóteo 3:15 Paulo apresenta uma das definições mais claras da igreja em toda a Bíblia: “a igreja do Deus vivo,” ele diz, é a “coluna e baluarte da VERDADE”. A igreja não é meramente um tipo de instituição social onde as pessoas se reúnem para se sentirem bem. Não se trata de alguma organização humana construída conforme a tradição do homem. A verdadeira igreja é a que tem a custódia da, é a protetora da, a preservadora da, a proclamadora da Verdade de Deus. João Milner resume nosso dilema nestas palavras: “Há apenas uma indagação a ser feita, ou seja, qual é a igreja verdadeira…. Ao resolver esta única pergunta… irá de uma vez resolver cada pergunta referente às controvérsias religiosas que sempre existiram ou que sempre podem ser debatidas”. – The End of Religious Controversy, p. 95.

Por onde começar a indagação da verdade? Com tantas denominações, com tantos reivindicando possuir a verdade, talvez você se pergunte: “Por que Deus não torna mais fácil a escolha a fim de que possamos mais claramente identificar Sua igreja dos últimos dias?” Bem, na verdade, a Palavra de Deus dá orientações, especificações definitivas que remontam a toda a vida de Cristo na igreja primitiva, nos dias dos apóstolos. Consideremo-las rapidamente agora.

Uma igreja que exalta a Cristo: milhões e milhões em nosso mundo seguem os credos do judaísmo, do hinduísmo, do budismo, islamismo, movimento da Nova Era, e cultos supostamente “cristãos” que deixam de ensinar a divindade plena de nosso Senhor Jesus Cristo. Distanciarmo-nos desses credos pode, consideravelmente, estreitar nossa pesquisa, ao lembrarmos Atos 4:12 – que nos diz que Ele [Jesus] é nosso único Salvador, nosso único meio de salvação.

Uma igreja que acredita na Bíblia: Enquanto os apóstolos estavam vivos, a igreja permaneceu firme e verdadeira. Mas os compromissos se insinuaram e as práticas e ensinos pagãos foram aceitos. Quando os fiéis cristãos protestaram contra a corrupção, foram terrivelmente perseguidos pela igreja oficial! Durante a Idade Média, milhões de crentes preferiram morrer a comprometer sua fé. O reino da intolerância durou por séculos. Mas a verdade de Deus conseguiu triunfar novamente. A Bíblia, por muito tempo enclausurada entre as paredes dos monastérios e catedrais foi traduzida para a linguagem comum. Os crentes comuns descobriram o que a Escritura realmente ensinava. Os corajosos reformadores descobriram mais e mais as verdades perdidas da Palavra de Deus. A igreja verdadeira faz da Bíblia sua única norma de fé e prática. Salmo 119:105; João 5:39; 2 Timóteo 3:16.

Uma igreja que guarda os mandamentos: A Bíblia fala de um “remanescente” como a última igreja de Deus nos últimos dias. Como identificamos esse remanescente? O que os separam? São apresentadas duas dicas importantes, duas características que identificam esse grupo. Apocalipse 12:17 diz: “Irou-se o dragão [Satanás] contra a mulher [igreja] e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus”. Aqui está a descrição de Deus de Sua verdadeira igreja. De relance, pode-se pensar que quase todas as igrejas se encaixam aqui. Mas todas as religiões hoje, de fato, “guardam os mandamentos de Deus”? Ou alguns prestam um culto de boca ao Deus dos Dez Mandamentos, enquanto ignoram o específico desses mandamentos? O Segundo Mandamento proíbe que alguém se curve diante de imagens. Mas muitas congregações se curvam diante de imagens de madeira, metal e mármore. O Quarto Mandamento, talvez o mais ignorado de todos, nos conclama: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” Êxodo 20:8-11. Todo calendário mostra que o sétimo dia da semana é o sábado – mas dirija-se à maioria das igrejas no sábado e as encontrará vazias. Não obstante, uma característica distintiva da verdade de Deus é a obediência a Seus mandamentos, a todos os dez. Isso inclui o quarto, instruindo-nos a guardarmos o sétimo dia santo. A maioria das igrejas protestantes concorda com os NOVE mandamentos – a diferença de opinião e prática é quanto ao QUARTO. A igreja de Deus dos últimos dias se empenha por seguir TODOS os mandamentos de Deus.

Uma Igreja que Tenha o Espírito de Profecia: A outra característica, Apocalipse 12:17, diz que a igreja de Deus terá o “testemunho de Jesus”. O que isso quer dizer precisamente? Apocalipse 19:10 nos diz: “Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”. A igreja de Deus, nos últimos dias, terá o dom do Espírito, incluindo o espírito de profecia. O dom de profecia é uma marca identificadora de Deus de sua verdadeira igreja. Em 1 Coríntios 1:6-7, NVI, Paulo retrata a igreja de Deus nos últimos dias desta forma: “porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado”.

Uma Igreja que Pratica o Batismo Bíblico: As últimas palavras às pessoas muitas vezes são importantes. As últimas palavras em Mateus 28:19-20 registram esta ordem de Jesus: “Ide, portanto, fazei discípulos de TODAS as nações, BATIZANDO-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ENSINANDO-os A GUARDAR TODAS AS COISAS que vos tenho ordenado…”. O verdadeiro batismo bíblico – o batismo por imersão de adultos crentes e instruídos – é um sinal da verdadeira igreja de Deus. Deveria ser um sinal fácil para todas as igrejas seguirem, no entanto, muitas ainda continuam meramente aspergindo ou derramando um pouco de água sobre um bebê que não tem noção de toda a cerimônia! A verdadeira igreja de Deus tem um propósito: é um movimento da missão mundial. Ela cumpre a missão de alcançar e de ensinar o mundo, pregando as boas novas da salvação em Jesus.

A Igreja Verdadeira Ensina a Visão Bíblica da Morte: O espiritualismo está saltando as fronteiras denominacionais, desde as visões de Maria entre os católicos, às sessões espíritas realizadas nas igrejas protestantes, à Nova Era, “canalizando” os espíritos supostamente dos mortos. Não obstante, Deus condena o espiritualismo, até mesmo com pena de morte, pois sabe como seu insidioso mal pode afastar Seu povo. Êxodo 22:18; Deuteronômio 18:10-12; Levíticos 20:6 e 27. O ensino bíblico – em forte oposição ao espiritualismo – é que os mortos estão dormindo inconscientes até o dia da ressurreição. João 11:11-14; Efésios 5:14; Eclesiastes 9:5; Salmo 6:5, 13:3, 37:10 e 20.

Uma Igreja com a Consciência Tranquila: Em Apocalipse 14:7 lemos: “Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo”. À luz desse julgamento, Deus pede que Seu povo O coloque no centro de sua vida. Pede-lhes para darem “glória a Ele” em seu estilo de vida. A verdadeira igreja de Deus insta as pessoas a apresentarem seus corpos a Ele como um “sacrifício vivo”. Romanos 12:1. Ela insta para que não ingiram bebidas alcoólicas, para que não usem o tabaco ou drogas e alimentos imundos. 1 Coríntios 3:16,17, 6:19-20 e 10:31. Concita-os a viverem livres de todas as doenças causadas pelos vícios, a viverem a vida abundante da saúde concedida por Deus.

Uma Igreja que Espera Avidamente pela Segunda Vinda: Deus tem uma mensagem urgente para hoje, uma mensagem que pavimenta o caminho para o segundo advento de Cristo. A verdadeira igreja de Deus vibra com o conhecimento do advento. Ela crê e prega com poder que Jesus em breve virá. Esse evento há muito esperado é a única esperança para este velho mundo e a “bendita esperança” da igreja. Tito 2:13.

Pensamento do Dia

Apocalipse 12:17

“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.”