jul_aprendaVocê já parou para pensar em quanto tempo desperdiçamos com aquilo que não é importante? O assunto assume maior seriedade quando entendemos que o sucesso é o resultado da combinação do bom uso do tempo com os talentos que possuímos. Quanto aos talentos, sabemos que são distintos e variados; mas em relação ao tempo, temos a certeza de que ele é igual para todos! Por isso,  trouxemos algumas dicas que vão ajudar você a fazer as pazes com o relógio.

Estabeleça prioridades

Equilibre suas atividades de acordo com o grau de relevância. Faça primeiro as tarefas importantes; em seguida, as urgentes e, por último, as circunstanciais (não essenciais).

Planeje seu dia

Com base em suas prioridades, faça uma lista diária de atividades e seja fiel a ela. Use uma agenda (física ou virtual) e monitore o progresso das tarefas. Lembre-se de que “a disciplina é a mãe do sucesso”.

Organize sua área de trabalho

A desorganização tem impacto nos resultados. Por esse motivo, mantenha seu ambiente de estudos organizado. Separe um local em casa para esse fim e mantenha sempre à mão os recursos necessários, sejam impressos ou digitais. Separe os arquivos em pastas de fácil localização e não se esqueça de fazer uma cópia de segurança (backup). Isso evitará que você perca tempo procurando por algo importante.

Aprenda a dizer não

Qualquer atividade que não esteja em seu programa de prioridades poderá sabotar sua gestão de tempo. Portanto, aprenda a dizer não. Resista à tentação de sair com os amigos, por exemplo, quando você tiver tarefas importantes que precisam ser feitas naquele momento. Não aceite novos compromissos nesse período.

Não enrole

Corra da tentação de adiar atividades, deixando-as para a última hora. É uma armadilha pensar que “sob pressão você produz melhor”. Se você pode concluir um trabalho antes do prazo, aproveite o tempo que “sobrou” para revisar ou melhorar essa tarefa.

Cuidado com as redes sociais

Elas podem roubar muito tempo útil. Use-as com sabedoria em relação ao tempo, aos relacionamentos e ao conteúdo.

Separe tempo para você

Diariamente e semanalmente, tenha períodos para se dedicar a Deus, a sua família, aos seus amigos e a você mesmo. Assim você terá maior disposição para alcançar seus objetivos.

conexao.cpb.com.br