shutterstock_199194104_ppSol. Como é lindo e brilhante! Ele nos aquece, alegra o nosso dia e ajuda o corpo a absorver cálcio e fósforo. Mesmo assim, é chamado de “inimigo da pele”. Saiba que não existe problema nenhum com sol, mas sim com quem destrói diariamente a camada de ozônio, responsável por nos proteger dos raios que, chegando diretamente a nós, são prejudiciais. Muita gente, tentando fugir dos efeitos da idade, recorre às cirurgias plásticas, aos tratamentos estéticos e inúmeros produtos cosméticos. Ninguém quer parecer mais velho. Mas o que fazer para proteger o corpo inteiro da ação negativa do tempo?

Vaidosos, milhares de jovens valorizam apenas o uso de roupas bonitas, maquiagens bem feitas, belos sapatos e cortes de cabelo. Nem pensam em problemas com o sol porque, mesmo abusando do bronzeado, usando roupas descobertas e ignorando o protetor solar, a pele continua ótima. Por serem pessoas novas, seus corpos possuem mecanismos que corrigem boa parte dos danos da exposição ao sol. Mas o tempo passa para todos, e chega um momento em que as pequenas partes que o organismo não deu conta de regenerar são acumuladas e ficam bem visíveis. Aí, fica fácil perceber que a pele está envelhecida, sem elasticidade, com manchas e, na pior das hipóteses, com início de câncer. Isso acontece principalmente no rosto, colo, braços e mãos, que são as regiões mais expostas aos raios. Para cuidar da aparência, o certo é fazer um investimento a longo prazo, e o uso do bloqueador solar é um dos maiores passos para alcançar esse objetivo.

Raios UVA e UVB

Existem dois tipos de raios ultravioletas dos quais devemos nos proteger. O famoso UVA é o que causa o fotoenvelhecimento. Ele penetra nas camadas mais profundas da pele. Hoje, a camada de ozônio consegue bloquear apenas 5% dessa radiação. Já os raios UVB, que nos deixam vermelhos após um banho de sol, é o causador do câncer de pele. A camada de ozônio bloqueia 95% desses raios, mas os 5% que vêm diretamente a nós são muito perigosos.

Protetor solar já!

Sabendo disso, adquira rapidamente um protetor solar. Prefira um com maior fator de proteção, como o de filtro 60. Ele deve ter proteção UVA e também UVB. Se sua pele for oleosa, escolha um produto oil free (sem óleo na composição). Independente do dia estar ensolarado, chuvoso ou nublado, o uso do bloqueador solar é indispensável, pois as nuvens não são capazes de reter os raios ultravioletas.

 

maisdestaque