Na internet vemos a reprodução de praticamente todos os comportamentos do mundo real, o offline: tem gente educada, que compartilha opiniões relevantes, mas também tem gente que gosta de tumultuar e criticar tudo o que vê. Você provavelmente já se deparou com comentários indelicados e agressivos em sites de notícias, blogs e nas redes sociais. Quanto mais impessoal a página, maior tende a ser o nível de desinibição e agressividade das pessoas ao expressar sua opinião.

Alguns acreditam que é necessário expressar seu “ponto de vista” o tempo todo e sobre tudo, e estão dispostos a defender sua opinião a qualquer custo. Dá pra perceber facilmente que muitas pessoas, ao expressar sua opinião, estão com pressa e não chegam a refletir a respeito dos assuntos sobre os quais se pronunciam. Segundo Frank Partnoy, professor na Universidade de San Diego (EUA), a tecnologia pode estar nos transformando em pessoas acostumadas a reagir somente. O problema é que, segundo ele, quando as pessoas apenas reagem, sem qualquer tipo de reflexão, essas primeiras reações geralmente são tendenciosas ou erradas.

shutterstock_116943784_ppAlém disso, estudos feitos pela Universidade de Wisconsin (EUA) mostraram que escrever ou ler comentários irados em sites de notícias, redes sociais, fóruns de discussão ou blogs além de não ser uma prática saudável, deixa as pessoas mais nervosas, frustradas e com um estilo de vida menos ajustado que o normal.

Mas, você pode estar se perguntando: o que fazer quando vejo na internet com algo que não concordo?

  • Primeiramente, é importante ressaltar que, ao você se deparar com algo que discorda, não existe a obrigatoriedade de se manifestar. Basta ignorar a publicação, não dar seu like.
  • Em segundo, caso você precise expressar sua discordância, sempre é possível fazê-lo de maneira educada. Sem vociferar. Sem dar “chiliques”.
  • Em terceiro, quando alguém se expressar de maneira indelicada em relação a você no ambiente online considere se vale a pena responder. Quase sempre você chegará à conclusão que não.

Finalmente, vale lembrar uma regra bem simples e que deve ser usada sem economia tanto na web, como também na vidaoffline, por quem deseja manter uma imagem positiva: É preciso “aprender a concordar em discordar” em algumas situações. O bom senso é sempre bem vindo. Tolerância, na vida, continua sendo imprescindível… on ou offline.

 VIDA & SAÚDE