Saúde é um estado de equilíbrio, de bem-estar, entre diferentes dimensões da vida humana: física, mental e espiritual. Essas dimensões constituem os diferentes aspectos por meio dos quais nós interagimos com o mundo. Assim, na visão de saúde integral, ou holística, compreendemos que a inter-relação entre corpo, mente e espírito resulta em nossa experiência de vida. Dessa forma, tudo o que fazemos interage numa complexa reação para resultar em nossa saúde, que em última instância é consequência direta do nosso estilo de vida. Por isso, a Igreja Adventista promove um estilo de vida saudável, por meio dos oito remédios naturais de Deus, da maneira mais simples e natural possível, fortalecendo o corpo, renovando a mente e santificando o espírito.

Contudo, nosso grande desafio é resgatar essa verdadeira mensagem de saúde, pois muitas pessoas construíram um conceito errado, associando saúde com restrições, proibições,tristeza, críticas e antipatia. Precisamos entender que não é assim. Saúde, por exemplo, não é comida, mas um estilo de vida, que também inclui a alimentação. Vocêpode comer muito bem, divertir-se, ser uma pessoa feliz e agradável, dormir bem, estar disposto, e tudo isso mantendo uma excelente saúde. Portanto, não precisamos comer mal, comidas sem sabor e sem graça para sermos saudáveis: isso também é um engano de Satanás. Assim, infelizmente, o que existe hoje é uma grande distorção, onde todos nós somos bombardeados o tempo todo, pelos meios de comunicação, por uma avalanche de mensagens trocando o certo pelo errado, os hábitos bons pelos maus, o saudável pelo doente e, para muitos, cuidar da saúde não parece algo tão atrativo assim, havendo inclusive
uma crença disseminada de que “tudo que é gostoso faz mal”. Por isso, o mais importante é conhecer o verdadeiro sentido da mensagem de saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia: saúde é uma experiência pessoal e única de santificação, que gradativamente restaura no homem a imagem e semelhança de Deus, tal qual na criação, mesmo que ainda limitados pelo pecado.

Quando entendemos isso, nossos olhos se abrem de tal maneira que passamos a enxergar todos os aspectos de nossa vida de maneira diferente,tridimensional e integral: mente, corpo e espírito. Assim, permitimos que Deus opere em nós tanto o querer como o realizar (Filipenses 2:13), e, de fato, experimentamos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).
Então, o primeiro passo para uma boa saúde é entender o conceito de que nossa saúde é reflexo dos nossos hábitos e que nossos hábitos são reflexos de nossa mente; assim, se gastarmos o nosso tempo preenchendo a mente com coisas boas, teremos hábitos bons (Provérbios 23:7) e, para cada hábito bom que cultivarmos, ganharemos força e interesse para mais hábitos saudáveis e a construção de uma boa saúde: física, mental e espiritual. Porém, infelizmente, o contrário também é verdade. Logo, cultivar bons hábitos é essencial para sermos uma família saudável e assim desfrutarmos de uma relação familiar muito mais enriquecedora.