Jovem cansado

Os hábitos alimentares saudáveis têm grandes e diferentes benefícios para nossa saúde, porém, nesse artigo vamos focar em sua importância na prevenção do cansaço laboral.

 

O que é o cansaço laboral?

O cansaço laboral é uma condição extrema provocada por esforços físicos, mentais e, inclusive emocionais.

De fato, o cansaço está sempre presente no trabalho, sobretudo nos lugares onde os empregados passam a maior parte de seu tempo detrás das mesas e frente aos computadores. A maioria de nós, em algum momento, nos sentimos cansados durante as horas laborais. Se constantemente você se encontra bocejando no trabalho, não é o único. O cansaço é uma das queixas mais comuns que as pessoas informam ao seu médico.

 

Por que se produz o cansaço laboral?

O cansaço laboral tem diferentes causas, mas a principal é a falta de sono. E a alimentação é um aspecto chave para melhorar o sono e ter um descanso reparador.

O cansaço laboral é o resultado de horas de sono insuficientes, trabalho mental e físico prolongados ou, em alguns casos, ocorre quando estamos muito estressados ou ansiosos por um longo período de tempo. Mas também, as tarefas tediosas ou repetitivas no trabalho podem provocar o cansaço laboral.

 

Agora, como podemos chegar a prevenir o cansaço laboral?

Para poder prevenir o cansaço laboral melhorando o sono através de uma alimentação saudável, segundo dietistas canadenses, temos que:

 

Estabelecer e manter horários fixos para cada refeição

Para que possamos realizar nossas atividades diárias, nosso organismo necessita da energia proporcionada pelos alimentos. Então, é importante consumir os alimentos num horário determinado.

Quando pulamos uma refeição ou comemos em horários irregulares, corremos o risco de experimentar desejos, ou vontade de comer mais na seguinte refeição, e, sobretudo, cansaço no trabalho.

Para evitar essa situação, é muito importante consumir ao menos 3 refeições diárias com uma variedade de alimentos como frutas, verduras, legumes, frutas secas, “leites” vegetais e etc.

 

Não consumir bebidas que contenham cafeína

O consumo de cafeína causa insônia, dores de cabeça, irritabilidade e nervosismo. Não se deve tomar bebidas como café, chá e refrigerantes. Assim mesmo, é recomendável não tomar fármacos nem sequer contra leves dores de cabeça.

Como substituição pode ser consumido café ou chá descafeinado, água e infusão de camomila ou anis.

 

Jantar alimentos leves e nutritivos

Ir descansar com o estômago vazio ou imediatamente depois de consumir uma comida abundante, pode alterar o sono e, portanto, provocar o cansaço laboral. Se você tem fome, consuma uma janta leve, saudável e baixa em gordura antes de ir dormir, isso ajuda a ter um sono reparador. Exemplos de jantas leves e nutritivas:

• Salada de frutas
• Aveia com passas
• Iogurte com frutas
• Duas fatias de pão integral com uma unidade de banana
• Cereais com leite
• Etc.

 

Para concluir, quero te dizer duas coisas:

Em primeiro lugar, é importante que, nós, como colaboradores das empresas onde nos encontramos trabalhando, seja como profissionais, técnicos, etc., evitemos todos os hábitos alimentares que possam influenciar negativamente em nossa produtividade, eficiência, e, sobretudo, em nosso rendimento laboral. O conselho de Colossenses 3:23 nos ensina a fazer tudo de coração, como se estivéssemos fazendo para Deus, não para homens.

Em segundo lugar, nós, como mordomos ou administradores de nosso corpo, temos o dever e a responsabilidade de cuidá-lo através da adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Ellen G. White, em seu livro titulado Conselhos sobre o Regime Alimentar na página 16, menciona que “nosso corpo é propriedade de Deus. Pertencemos a Ele pelo direito que lhe confere a criação e a redenção. Então quando nós utilizamos equivocadamente nossas faculdades, privamos a Deus a honra que lhe devemos como criaturas suas que somos”.

Por isso devemos incentivar bons hábitos alimentares em nossas vidas, não nos preocupando com os hábitos inadequados que já existem. Porque quando começamos a preencher nossas vidas com coisas positivas, preenchemos nossos corações de esperança.

Encontre mais informação acerca de como cuidar da sua saúde através de uma alimentação saudável no livro “Conselhos sobre o Regime Alimentar” escrito por Ellen G. White.

 


Jacksaint Saintila é professor e chefe de laboratoóio de técnicas dietéticas no curso de Nutrição Humana da Universidad Peruana Unión (UPeU) y creador del blog lenutritionniste.