Dicas importantes para prevenir o câncer de próstata

Falar sobre prevenção do câncer de próstata é pensar em boa alimentação, sono reparador, sol, exercícios físicos e diagnóstico precoce.

As estatísticas indicam que um a cada seis homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida, mas muitos desses casos poderão ser prevenidos tão somente adotando uma dieta adequada.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer de próstata é caracterizado pelo crescimento exagerado da próstata.

 

Fatores de Risco

– Idade superior a 50 anos;
– Histórico familiar;
– Etnia negra;
– Sedentarismo;
– Sobrepeso e obesidade;
– Tabagismo e consumo exagerado de álcool;
– Alimentação inadequada.

 

Sintomas

Vontade de urinar frequente, especialmente à noite; fluxo urinário fraco ou interrompido; sangue na urina ou no líquido seminal; disfunção erétil; dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou; fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

 

Exames

– Toque retal;
– Dosagem do antígeno prostático específico (PSA);
– Biópsia;
– Ultrassonografia;
– Estudo histopatológico.

 

Alimentação e hábitos saudáveis

Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, contribui para diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares. O alto consumo de calorias e ingestão de carne vermelha, gorduras e leite estão diretamente relacionados com o risco de câncer da próstata.

Hábitos saudáveis são recomendados, como se exercitar, no mínimo, 30 minutos diariamente, manter o peso adequado, eliminar o consumo de álcool, não fumar, ter boa qualidade de sono e se expor regularmente ao sol, pois a vitamina D é considerada inibidora da multiplicação de células cancerosas.

Alguns componentes naturais dos alimentos possuem propriedades específicas na proteção contra o câncer de próstata, entre eles estão:

– Vitaminas A e E: cenoura, espinafre, manga, mamão, gema de ovo, sementes;
– Licopeno: tomate, molho de tomate, melancia, goiaba;
– Caroteno: frutas e vegetais bem coloridos, folhosos verde-escuros, amarelo-alaranjados como cenoura, abóbora, pimentões, melão, mamão, batata doce, couve, espinafre;
– Mineral selênio: oleaginosas, especialmente a Castanha do Brasil;
– Ômega 3: chia, linhaça, nozes, abacate, salmão, atum;
– Fitoquímicos (crucíferos): brócolis, couve, couve flor e repolho; (leguminosas) como feijões, grão de bico, lentilha, soja, fava, ervilha;

 

Estudos

Estudos científicos demonstraram que dietas livres de carnes e de laticínios, combinadas com outras mudanças no estilo de vida, podem impedir a progressão do câncer de próstata nos seus estágios iniciais bem como podem também prevenir o aparecimento da doença. Num estudo de longa duração os pesquisadores acompanharam mais de 20.000 homens, todos eles médicos, durante um período de 11 anos e detectaram uma moderada elevação no risco do desenvolvimento do câncer de próstata associada à ingestão de cinco produtos lácteos, incluindo leite, queijos e sorvetes.

Um estudo que incluiu 82.483 homens, multiétnico, constatou que 4.404 deles desenvolveram câncer de próstata ao longo de um período de 8 anos. Os pesquisadores constataram uma associação estatística positiva significativa entre o consumo de um copo ou mais de leite desnatado por dia e a incidência desse tipo de câncer.

Dessa forma a prevenção contra o câncer de próstata é feita através da limitação da exposição a agentes causais ou fatores de risco como o tabagismo, sedentarismo, dieta inadequada e no diagnóstico precoce com o objetivo de reduzir a incidência e prevalência do câncer de próstata.

 


Karolyne Brandão é graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Acre.

 

Referências

BACELAR JUNIOR et al. Câncer de Próstata: Métodos de Diagnóstico, Prevenção e Tratamento. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR. Vol.10, n.3, pp.40-46, 2015.

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Disponível em: http://www.cfn.org.br/index.php/prevencao-do-cancer-de-prostata-pede-boa-alimentacao-sol-e-atividades-fisicas/ Acesso em: 19 set 2017.

CHEMIN, S.M.S.S.; MURA, J.D.P. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. São Paulo: Roca, 2008.

GOMES R, et al. A prevenção do câncer de próstata: uma revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva. 2008;13(1). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v13n1/26.pdf Acesso em: 16 out 2017.

INSTITUTO ONCOGUIA. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-prostata/1188/289/ Acesso em: 19 set 2017.

INCA. Câncer de próstata. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata
Disponível em: Acesso em: 19 set 2017.

MAHAN, K.L.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 11ed. São Paulo: Roca, 2005.

NUTRIÇÃO EM PAUTA. Disponível em: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=212 Acesso em 15 out 2017.

NUTRICIONISTA SILVIA TSUTSUMI. Disponível em: http://nutrisilviatsutsumi.blogspot.com.br/2014/11/novembro-azul-alimentacao-e-cancer-de.html?m=1 Acesso em: 19 set 2017.

PROJETO CÂNCER. Disponível em: http://www.cancerproject.org/webcast Acesso em: 17 out 2017.

SAÚDE DA PRÓSTATA. Disponível em: http://www.saudedaprostata.org.br/index.php?botao=4&tipo=artigo&ref=9&titulo=artigos Acesso em: 17 out 2017.

Comente