natal-esperancaO que significa saúde mental? Alguns cientistas dizem ser a capacidade de trabalhar e amar, de produzir e interagir socialmente. Isto está certo, mas é preciso viver isto com equilíbrio e com um significado na vida que dê valor a ela, valor às pessoas, valor espiritual.

Saúde mental depende primeiro de tudo de saúde física porque a mente depende do cérebro. O cérebro de um adulto pesa cerca de um quilo e meio. Então, precisamos ter um cérebro saudável para ter uma mente saudável e, assim, ter saúde mental.

Má alimentação, falta de exercícios físicos, excesso do consumo de gorduras, especialmente de origem animal, não beber água pura, consumo de cafeína e outras substâncias, intoxicam o cérebro. Resultado? Uma mente menos capaz de pensar, sentir e agir com equilíbrio.

As boas novas é que, se você até agora maltratou seu cérebro, é possível ocorrer o que os neurocientistas chamam de “neuroplasticidade”. Neuroplasticidade significa que os neurônios (células cerebrais) possuem uma habilidade para forjar novas conexões, abrir novos caminhos através do córtex, e até mesmo assumir novos papéis. Se você crê nisto e se coopera com seu organismo adotando práticas saudáveis em seu estilo de vida, a mente atua na matéria positivamente. Se você não acredita, sua mente determina a não restauração cerebral. Quando a mente muda, o cérebro muda. O que você diz para o seu corpo (cérebro também é corpo) pelos seus hábitos físicos e atitudes mentais, ele obedece, para a morte ou para a vida.

Saúde mental significa um cérebro saudável e uma mente saudável. Mas o que é uma mente saudável? O apóstolo Paulo na carta aos Filipenses, capítulo 2 e versículos de 3 até 11 diz: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós a mesma mente que houve também em Cristo Jesus. Que sendo Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Você consegue ter essa maravilhosa qualidade de saúde mental?

Quando Jesus ía nascer, foi determinado que seu nome seria Jesus “porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados (do povo).” Mateus 1:21. O nome “Cristo” vem de “Christos” no grego e “Mashiach”no hebraico, significando “Messias” ou “O Ungido”. E Jesus em hebraico é “Joshua” ou “Yehoshuah” que significa “Jeová é Libertação”.  Saúde mental é libertação de tudo aquilo que prende você em condutas desonestas, agressivas, vaidosas, egocêntricas, orgulhosas, mentirosas, obsessivas, idolátricas (você pode idolatrar uma imagem, uma pessoa, a comida, o sexo, posições de lideranças, etc.). Idolatria é oposto à saúde mental.

Saúde mental? Primeiro você precisa de um cérebro saudável. Depois, uma mente saudável que é a que tem predomínio de pensamentos puros, sentimentos equilibrados movidos pelo amor o qual é uma escolha positiva, e pratica atos semelhantes aos de Jesus Cristo, ou seja, sempre em benefício das pessoas. Em seguida você precisa de espiritualidade. Saúde mental depende da boa espiritualidade. E espiritualidade não é religiosidade. Há muita hipocrisia na religiosidade. Mas o apóstolo Paulo fala: “Ora, o homem natural (sem despertar espiritual, mesmo estando dentro de qualquer igreja, sociedade secreta, seita ou filosofia) não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o homem que é espiritual, discerne bem tudo.” 1 Coríntios 2:14 e 15.

Quer um Modelo perfeito de saúde mental para copiar? “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.” Isaías 9:6.

Feliz Natal em Jesus Cristo, o Modelo perfeito de saúde mental!

_______

Cesar Vasconcellos de Souza

www.portalnatural.com.br