A Alma é imortal?

De acordo com a Bíblia, a “alma” só existe enquanto o ser humano está vivo. Isso mesmo: “alma” não é uma entidade consciente que pode ser separada do corpo, mas o próprio corpo vivo. Para entendermos o conceito de “alma”, não deveríamos recorrer à filosofia grega[1], mas à origem de vida como foi descrita por Deus em Gênesis 2:7: “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Perceba que Deus reuniu duas coisas: pó da terra e fôlego de vida (que vem de Deus). Com Seu poder cria­dor, ordenou que da mistura dessas duas coisas aparecesse o homem vivo, uma alma vivente. Gênesis 2:7 não diz que o ser humano tem, mas que ele é uma alma. Homem vivo e alma vivente é a mesma coisa.

Quando o pó da terra e o fôlego de vida se separam, desaparece a “alma” – a pessoa que era viva passa a se decompor.

Em Eclesiastes 3:19 e 20 lemos que, na morte, tanto os seres humanos quanto os animais vão  para o mesmo lugar, indicando que ninguém, na atualidade, antes do juízo final (Apocalipse 20) vai para “um lugar intermediário”, “Céu” ou inferno: “Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhes sucede. Como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó, e ao pó tornarão.”

No Novo Testamento, Jesus Cristo comparou a morte ao sono, indicando assim que os queridos que estão na sepultura estão dormindo: “Isto dizia, e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.” João 11:11-14.

No sono, a pessoa perde a noção do tempo e da existência e não sabe nada do que acontece ao seu redor. O mesmo ocorre na morte, segundo a Bíblia: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma… Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol… no além para onde tu vais, não há obra, em projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Eclesiastes 9:5, 6 e 10.

Há esperança!

            Mesmo não havendo consciência depois da morte, ela não é o fim de tudo! A Bíblia ensina que na volta gloriosa de Jesus (1 Coríntios 15:23; Apocalipse 1:7) Ele irá ressuscitar os mortos (1 Tessalonicenses 4:13-18) e trazê-los à vida novamente. Essa é a doutrina da ressurreição, a solução de Deus para a morte: “Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos.” Isaías 26:19.

“Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança.” Salmo 17:15.

 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 1 Coríntios 15:51-55.

Apegue-se a essa promessa e, se um dia perdeu um ente querido, conforte-se com a doutrina da volta de Jesus e da ressurreição dos mortos, como orienta 1 Tessalonicenses 4:18: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”

Considerações finais

A morte é um sono, um estado de inconsciência total até a volta de Jesus. Quando o homem morre, diz Jó 14:21: “Os seus filhos recebem honras, e ele o não sabe; são humilhados, e ele o não percebe.” Não existem “almas” vagando por aí[2], em algum lugar do espaço. Quando o homem morre, a alma morre, pois o homem e alma são a mesma coisa. O corpo vai para a sepultura e aí fica aguardando, em inconsciência total, a ressurreição, quando for chamado por Deus.

É bom que seja assim, pois quando o homem ressuscitar, ao chamado de Deus, não saberá quanto tempo ficou na sepultura e terá a impressão de que acabou de morrer e já está vendo o Senhor Jesus Cristo. E, no entanto, pode ter ficado na sepultura um dia, um ano, um século ou milênios.

A idéia de que a alma não morre é ensino de Satanás e foi a primeira mentira pregada pelo diabo: “Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.” Gênesis 3:4. A verdade é aquela que Deus disse, em Gênesis 2:17: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Jesus disse que o diabo é mentiro­so e Pai da mentira (João 8:44). A mentira do diabo é a base do espiritismo e de todo ensino que diz que a alma é imortal sem primeiro a pessoa ser ressuscitada!

Se um dia perdeu um ente querido, apegue-se à promessa de Deus e conforte-se com a doutrina da volta de Jesus e da ressurreição dos mortos, como orienta 1 Tessalonicenses 4:18: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”


[1] A crença popular de que a “alma” sai do corpo quando o homem morre e vai para o céu, purgatório ou inferno não tem o apoio da Bíblia. É uma idéia pagã, trazida do Egito e da Babilônia, e introduzida no Ocidente por Platão, o grande filósofo grego. Foi comprada pela Igreja Católica e é ensinada até hoje por quase todas as igrejas cristãs.

[2] As que “parecem ser” são demônios personificados, que imitam as pessoas que morreram para iludir os queridos vivos e que estão sensíveis com a perda. Deus condena qualquer prática espírita por isso. Ver Deuteronômio 18:10-14.

Comente

Current ye@r *


  1. VIVIANE

    DESCULPA …DISCORDO COMPLETAMENTE COM A SUA INTERPRETACAO…



    1. PATRICIA

      QUE PENA,QUE VC NAO TENHA SABEDORIA PARA ENTENDER ABIBLIA,PEÇA A DEUS QUE ELE LHE DARA,LEIA A BIBLIA QUE ELA LHE DARA TODA A RESPOSTA BOA SORTE…



      1. marli s. silva

        Eu quero é viver Muito!!!!!! e é por isso que eu amo e sirvo o meu JESUS que me oferece vida em abundância.E a todos os que o aceitam e obedece, os que não concegue servir a DEUS não tem esperança de ver seu salvador no grande e maravilhoso e terrivél dia do SENHOR ,sendo asssim a morte é melhor do que o sofrimento eterno.“E serão lançado no fogo que é a segunda morte,“



        1. vinicius pozo

          não existem mistérios após a morte. Jesus e DEUS foram taxativos e elucidativos
          só existe para aqueles que não conheceram a morte como elias etc…
          estes sim podem entender os propósitos de DEUS

          MUITOS negam a bíblia por ser escrita por homens e ao mesmo tempo acreditam em livros escritos por espiritos de homens…
          É mais cômodo acreditar que se errarmos aqui teremos nova chance!



          1. Andre oliveira ferreira

            A Alma não é imortal ! todos ressuscitarão naquele dia os cristãos fiéis serão salvos e viverão eternamente receberão a imortalidade e serão chamados filhos, e as criaturas que não crerão nas palavras dos crentes fiéis serão lançadas na fornalha no lago de fogo preparado para satanás e seus anjos estes serão atormentados eternamente mas o impio queimara até morrer na segunda morte vai doer mas fazer o que não quer renunciar os prazeres momentâneos da carne que só traz angustia e tristeza e vazio na alma tormento aflição de espirito enquanto os crentes estão gozando das delicias espirituais paz alegria, sobrenatural ser crente!!!!



  2. Sebastião de Almeida

    Oi pessoal, existem coisas que só desacelera o bom andamento do cristão aqui na terra,e acaba atrapalhando outras coisas mais importante que o Senhor Jesus nos recomendou, “amar uns aos outros acima de tudo” há pessoas, Países, tentando desvendar mistérios que ao meu ver só cabe a Deus como decifrar o que esta alem do espaço, Sol Lua Estreles e assim por diante, e outros procurando saber mais do que deve aquilo que cabe a Deus. (Dt 29.29) Agora dar uma olhadinha ao meu redor onde meus olhos alcançam, vejo tanta miséria, discordia, e por ai vai,e só entristece o coração do Pai. Que tal!! Abraço.



    1. thiago

      Concordo em partes



  3. Leila Regina

    Ola Pessoal! Nao vamos querer desvendar o mistério pos morte, pois isso so cabe à Deus e nao aos humanos, e nao tentem influenciar pessoas com os seus achismos, pois o que foi postado acima, vem do Velho Testamento, e por isso Jesus veio a terra para pregar os ensinamento fundamentais aos homens que é viver com amor, compaixao ao seu proximo, libertar-se da ganancia e egoismo e amar ao proximo com a si mesmo, Ele, Jesus nao veio nos dizer como seras pos morte, seja como for, vigie aqui seus passos e suas acoes, pois com certeza isso contarás e muito no juízo final.
    Fiquem na paz do Senhor!



    1. carla moraes

      RLeila, amei oq ue vc escreveu,a pura verdade. FALOU TUDO!!!Que as pessoas possam entender sua mensagem!!!



      1. Admin

        Não podemos nos esquecer que toda a Bíblia é inspirada por Deus e que o Novo Testamento se encontra em sua maioria no Antigo Testamento, além do que encontramos em toda a Bíblia encontramos a confirmação de que a alma é imortal, temos como um grande exemplo o ocorrido com Lázaro, conte sempre conosco, um grande abraço.



      2. Ademir Carlos

        Querida,falar de amor é facil e até comovente,como vc se comoveu ao ler postagem da Leila.Mas AMOR é ouvir e crer na Palavra de Deus,o mais são palavras bonitas porem vazias.E a Palavra de Deus e o Próprio Deus,Jesus Cristo, falou reiteradamente em RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.E provou a realidade da ressurreição ressuscitando Lázaro,entre outros, e Ele mesmo ressuscitando.Bem,os espíritas dizem amar e crer em Jesus.Mas afirmam existir uma alma imortal que sai do corpo e posteriormente reencarna.Ainda afirmam,alguns, que ressurreição,conforme Jesus ensinou é a reencarnação,distorcendo grosseiramente um ensino simples e objetivo,”espiritualizando” algo que Jesus deixou bem claro e provado…Que amor é esse,que em vez de simplesmente crer fica criando sofismas e complicando e distorcendo aquilo que Aquele que dizem amar deixou tão claro?…Analise: se a alma é imortal e reencarna,como dizem os espíritas;se vai direto para o Céu ou inferno ou purgatório após a morte como ensinam os católicos;se vai para o paraíso,ou seio de Abraão ou um inferno de fogo a arder eternamente (que monstruosa fábula!),como afirmam os evangélicos quase que em sua totalidade,PORQUE HAVERIA UMA RESSURREIÇÃO DE QUEM JÁ ESTÁ NO CÉU OU NO INFERNO OU REENCARNADO,ETC ETC?..UM ABSURDO !…E NÃO SOU EU NEM NINGUEM,MAS SIM O PRÓPRIO JESUS QUEM DISSE :”NÃO VOS MARAVILHEIS DISSO,PORQUE VEM A HORA EM QUE TODOS OS QUE ESTÃO NOS SEPULCROS OUVIRÃO A SUA VOZ.E OS QUE FIZERAM O BEM SAIRÃO PARA A RESSURREIÇÃO DA VIDA;E OS QUE FIZERAM O MAL,PARA A RESSURREIÇÃO DA CONDENAÇÃO”(JOÃO 5:28-29).Pense nisso.Falo com AMOR.E estarei orando para Deus iluminar seu entendimento e de todos quantos ainda continuam,como Eva,a crer na primeira mentira do diabo neste Planeta :”Certamente não morrereis… sereis como Deus”(Gen 3:4 e 5),Que mentira,que pretensão!ser como “Aquele que tem ELE SÓ,A IMORTALIDADE”(1tIM 6:16).E isso o diabo sabe e odeia.Quanto a voce ,a mim e a todo ser humano,” Está ordenado MORRER UMA VEZ,VINDO,DEPOIS DISSO,O JUÍZO”(Heb 9:27).ABRAÇO!



    2. Edson de Alvarenga Sodré

      Leila Regina.
      Não despreze o Velho Testamento, Pois ele é o fundamento o princípio da da nossa fé.
      Não se pode começar a construir uma casa pelo o telhado concorda? e tudo que está escrito na Bíblia é para agregar conhecimento e aumentar a nossa fé, por mais solta que pareça ser uma palavra ´não se engane ela é de suma importância. Paz e graça, Pastor Edson.



  4. Edson

    Deus deu essa ordem:
    “De toda árvore do jardim do Édem comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comerdes, certamente morrerás.” Está claro que o homem poderia ter sido imortal, mas devido a sua desobediência diante de Deus Todo Poderoso, o homem conheceu o pecado, e o salário do pecado é a própria morte. Somente Deus é imortal, porque somente Deus é que dá a vida.



  5. Eduardo

    Discordo totalmente do que se afirma aqui.Continuamos lúcidos e ativos após a morte,as vezes mais lúcidos . É um erro dizer que dormimos ou estamos inconscientes depois da morte.Outro erro é abdicarmos da razão e do raciocínio ,apostando todas as fichas em simples livro compilado por humanos. de mais de dois mil anos passados.



    1. fabio

      Caro Eduardo o termo usado no livro de mais de 2 mil anos atrás ,sobre à palavra “dormimos ou aos que dormem” vemos claramente no livro de primeira carta aos tessalonicenses no novo testamento,na versão ARA,no capítulo4 versículo13.Obs:que está falando exatamente de quem ja morreu,por isso concordo com voce que não dormimos realmente,pois este termo é exatamente relacionado ao que coloquei acima. Pois bem além disso vou orar por voce ,pois percebi que voce não acredita muito na bíblia que é a voz do próprio DEUS ,vejamos se voce acredita em DEUS é impossível provar que ele existe se não leva em conta as escrituras sagradas,nem os fatos científicos na história teológica.Mas se acredita em deuses ou em nenhum vou continuar orando mesmo assim.Talvez voce ja viu muita coisa no meio evangélico que o decepcionou… Eu tambem abandonei denominaçoes de igrejas,pastores,dízimos,e a teologia da prosperidade,que está atualmente acabando com o povo de DEUS… Voce não vai achar coisa que naõ está neste livrinho de 2 mil escrito por homem,que não seja fiel de DEUS.Por esta razão eu congrego com irmãos neste mesmo sentido bíblico que está no livro de atos da igreja do primeiro século pois este é realmente a vontade de DEUS para quem cree…



      1. JAIRO LUIZ MENDO

        Nos últimos tempos, aparecerão, falsos profetas, endemoniados, enganadores, proferindo palavras cristãs. Vejo isso todos os dias, se multiplicando cada vez mais. Continuando… vós sabereis e identificareis, nãos vos preocupeis, sabereis reconhecê-los. Quando algum profeta, pastor homem religioso te ludibriar, te levar a crer naquilo que ele transmite, pelo fato de ter estudado, em capítulos diversos e juntando as frases para provar o que diz, levando em conta sua igreja, seu dízimo, mas que suas ações não são voltadas para estender a mão ao próximo morimbundo, `aquele que precisa de atenção, alegando que eles não tem o conhecimento, e levando somente àqueles que sabem ouvir, pois podem os auxiliar, beneficiá-los em alguma forma, então sabereis que estes são os escarnecedores. Mais vale a obra de uma pessoa inocente que por compaixão vá até seu próximo, estende a mão, sem qualquer intenção, somente levando o Amor, creio eu que este sim é o verdadeiro ser que Deus quer. A todos os evangelizadores que pensem bem o que fazem, pois o juízo final os cobrará do que fazem, eu creio nisso.
        Atenciosamente, Jairo Luiz Mendo.



    2. Mayara Luz

      Concordo com o EDUARDO! A alma vive depois da morte sim! Estou viva e tenho experiências fora do corpo, quando isso acontece me sinto muito mais viva e sinto a grande força da natureza e a perfeição do universo. As pessoas que dizem que a vida acaba aqui não tem a real consciência da realidade. Porque Deus criaria o homem, por criar? Claro que existe um sentido nisso tudo e quem não é tolo pode ver. Mas cada um vai descobrir isso de acordo com sua evolução, seu proprio caminhar. Respeito isso, mas essa é minha opinião.



      1. Admin

        Respeitamos também a sua opinião querida irmã e amiga, e concordamos com você no sentido de que Deus jamais criaria o ser humano para que acabasse por aqui mesmo, após a morte existirá a vida sim, a vida eterna para todos aqueles que seguiram e foram fiéis a Palavra de Deus. Imagine viver eternamente ao lado de Cristo em um mundo onde não haverá mais o pecado?
        Conte sempre conosco, um grande abraço.



  6. Lazaro

    Eu sou o Deus de Abraão,o Deus de Isaac e o Deus de Jacó! Ele é Deus não de mortos,mas de vivos!Estais muito errados,”Mc12,27″. Em 2cor5,8,Paulo diz: Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo,para ir morar junto do Senhor.



  7. jose pedro nascimento

    A bíblia em parte alguma diz ser a alma imortal. Ao contrário, em Ezequiel 18 verso 4 afirma que “a alma que pecar, essa morrerá”.
    Como pode morrer o que é imortal? os ensinamentos a favor da imortalidade da alma são satânicos.



    1. Edson de Alvarenga Sodré

      José Pedro Nascimento.
      Quem disse a você que a imortalidade da alma é satânica, não tem experiencia com isso nem conhecimento, muito menos autoridade. Pois todos os aniquilacionistas que comentam sobre esse assunto não conseguem fundamentar com propriedade, e mudar o meu entendimento então afirmo que eles estão errado. Pergunta-me e te responderei sobre o assunto. Graça e paz, Pastor Edson



      1. Admin

        Veja querido Pr e amigo, um texto nos esclarece bem sobre o assunto sobre a alma ser imortal ou não, vejamos:
        Aquele que tem, Ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.1 Timóteo 6:16-17
        Qual a opinião do sr, neste texto a Palavra de Deus nos mostra que somente Deus é imortal, conte sempre conosco, um grande abraço.



        1. Edson de Alvarenga Sodré

          Essa é uma das questões, só Deus Pai é sempiterno, após ele todos tiveram princípios, inclusive o filho. Evangelho de João 1:1 No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.
          Fomos feito imagem e semelhança de Deus, Jesus veio em forma humana para comprovar isso.
          Se somos semelhante somos análogo; parecido, igual, Deus se espelhou em si para nos criar em Adão. Sendo ele Deus filho, é também Espírito, e este mesmo Espírito desceu do céu e em um corpo humano criado por Deus no corpo da jovem Maria da linhagem do Rei Davi para cumprir a promessa de Deus. E isso e comprovado no Evangelho de João 6:38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. Evangelho de João 6: 28 Vim do Pai e entrei no mundo; todavia deixo o mundo e vou para o Pai. João diz Deus é Espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. E para adorar a Deus em espírito, esse espírito há de ter faculdade conhecimento para assim faze-lo, o Senhor Jesus lembrava das coisas que havia vivido com o Pai, nós não temos lembrança espiritual, pois somos espírito que nasce no corpo quando concebido, pois assim foi estabelecido por Deus, quando disse em Gêneses 1:28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra, ou seja tudo teria que reproduzir segundo a sua espécie na integra. Em Romanos 8:23 fala que temos as primícias do Espírito. E que gememos em nosso intimo, no espírito na expectativa aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Pois começou com o sopro que Deus deu nas narinas de Adão imprimindo o espírito e o fôlego, que compartilhamos também com os animais, que não receberam o sopro que imprime o espírito, por isso a diferença entre nós e os animais. Eclesiastes 12:7 e o pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus que o deu. Esse espírito não é fôlego como querem entender. Esse espírito que volta a Deus é o homem interior como diz a Bíblia em Efésios 3:16 2 Coríntios 4:16 2 Coríntios 5:8 Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor. Aqui fala claro que esse espírito é a parte imortal do homem que veio de Deus que pode conceder imortalidade, pois ele é o único sempiterno João 5:26, paz e graça Pastor Edson.



  8. Janayna Milfont

    “E conhecerei a verdade e a verdade vos libertará”. Nada como saber a verdade sobre a vida para que não sejamos enganados pelo pai da mentira. Estou conhecendo um mundo novo agora lendo a bíblia e me aprofundando mais sobre os seus ensinamentos. Só tenho que agradecer por Ele ter aberto meus olhos e coração a tempo, pois Sua volta está próxima e eu quero ver a face do Senhor. Eu creio. Amém.



    1. Edson de Alvarenga Sodré

      Janayna Miltont.
      Parabéns por esta alegria com o Senhor Jesus,Pois ele é digno de toda honra e toda glória, devemos adora-lo assim como nos ensina a Bíblia no Evangelho de João 4:23;24 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores o adorarão em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
      Deus é Espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
      Paz e graça,Pastor Edson.



  9. Luiz A Bonfim

    Gostaria de parabenizar o autor do artigo, pois é muito esclarecedor, que Deus o ilumine e que continue publicando outros assuntos polemicos . Que nooso Deus Criador o abençõe.



  10. jose firmino da silva

    Gen,2-7 Diz:: E formou Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida: e o homem foi feito alma vivente. Apocalípse 6-9,Diz::e havendo aberto o quarto selo,vi debaixo do altar as almas sque foram p
    mortas por amor a palavra de Deus… 10, E clamavam com grande voz dizendo…,etc,etc,etc…