O amor acabou?

Era um casal perfeito, bem sucedido em tudo, para mim era um padrão de felicidade. Um belo dia, aquele bom amigo aproximou-se de mim e confessou-me para o meu espanto: – “não amo mais a minha esposa, não consigo nem olhar para ela, meu casamento acabou”.

Atualmente, como nunca, milhares de pessoas estão concluindo que o amor acabou e simplesmente se divorciam. A maioria afirma: “eu mereço ser feliz, cansei de sofrer”. Excetuando os casos de abusos físicos e traições, existe uma parcela de casais que se separa por motivos que Deus não reconhece como justificáveis.

O que vai no coração de Deus a esse respeito? O Senhor deixa claro em sua palavra alguns aspectos importantes a meu ver, tais como:

  1. O casamento foi instituído por Deus para ser eterno, sendo assim, Ele oferece o Seu amor – que é capaz de sustentar os mais difíceis relacionamentos.
  2. Satanás trabalha com extremo esforço e dedicação para impedir o amor – ele usa todos os recursos, inclusive os meios de comunicação, para imprimir conceitos mentirosos na mente humana, fazendo com cada pessoa obtenha uma compreensão equivocada sobre o amor.
  3. Com os conceitos de estética corrompidos, padrões morais rebaixados e um arsenal de pensamentos para sustentar a racionalização dos valores divinos, Satanás obtém vitória sobre a vida destes que seguem a multidão.
  4. Para Deus o amor “Eros” não é medido pelo nível do sentimento, pelo contrário, ele se constitui como um “princípio” divino. Contudo, não significa que o amor seja algo puramente racional, ele envolve sentimento também. Em outras palavras, o verdadeiro amor não se rende apenas aos sentimentos, mas principalmente a razão – ele é responsável, conseqüente e temente a Deus, porque vem do Senhor.
  5. Se uma pessoa sente que não tem mais amor por seu cônjuge, compreenda que isso não ocorreu da noite para o dia, foi um longo processo de afastamento da fonte do amor, que é Deus. O Todo Poderoso nunca aceitou a falta de amor como um motivo suficiente para por fim a um casamento. O Senhor Deus não quer perder a oportunidade de realizar um grande milagre na vida de um casal fracassado no amor.
  6. Deus deseja que Seus filhos, clamem a Ele, diariamente, para receberem o amor. Saiba que o amor é um milagre diário. “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Romanos 5:5.
  7. Quando uma pessoa foge da oportunidade de um milagre, rejeitando-o, por não acreditar ou desejá-lo, está negando ao próprio Deus, está fechando o seu coração e negando uma oportunidade de salvação, crescimento e redenção. “Aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor”. 1João 4:8
  8. O cristão é um peregrino neste mundo e vai passando por muitos desafios que promovem o seu crescimento moral e espiritual. O seu grande desafio é vencer todos os obstáculos e jamais fugir de nenhum deles, porque quem foge de um acaba voltando futuramente ao mesmo ponto que o confrontará. Para vencer é preciso coragem, que só o Espírito Santo pode conceder, e muito apego a Cristo Jesus.

Como retornar ao milagre do verdadeiro amor?

a. Considere com cuidado os seis passos iniciais, a seguir:

  1. Faça um novo concerto com Deus;
  2. Dedique-se a consagrar sua vida fazendo uma reforma em seus hábitos, cuidando do que você vê, ouve e come;
  3. Ore e jejue pelo seu cônjuge e ore também com ele;
  4. Levante-se nas madrugadas para clamar pelo batismo do Espírito Santo e ler a Palavra de Deus;
  5. Não imagine que o amor retornará da noite para o dia, porque não foi assim que ele desapareceu, ou seja, não tenha ansiedade, viva um dia de cada vez;
  6. Não desista de persistir e Deus realizará o milagre.

b. Dicas de atitudes pessoais para caminhar em direção ao amor:

  1. Procure compreender o que é amor;
  2. É preciso decidir se você aceita amar novamente;
  3. Identifique mágoas e converse sobre elas com seu cônjuge;
  4. Diminua urgentemente as críticas, o desprezo e o desrespeito;
  5. Crie significados na vida em comum, não trate tudo como normal;
  6. Realize rituais em casal, seja criativo;
  7. Treinamento de afeição e admiração, procure observar as coisas boas;
  8. Resolva o que tem solução;
  9. Procure ajuda em terapia de casal;
  10. Tenha cuidado com fantasias sobre outras pessoas;
  11. Pergunte: quais necessidades suas não estão sendo supridas? Converse com o seu cônjuge sobre elas de maneira que ele se sinta informado e não criticado?
  12. Pergunte também: quais necessidades do seu cônjuge você não tem suprido? O que pode levá-lo a não corresponder às suas?

Sinto-me privilegiado por ter testemunhado milagres de casais completamente fracassados no amor e que se permitiram viver o plano de resgate de Deus. Agora, encontram-se unidos, usufruindo da incrível e prazerosa experiência do amor. O que era aparentemente impossível, transformou-se em emocionante história de amor.

Acredite, negue-se a si mesmo e ouse em confiar em Deus. Viva o extraordinário passo da fé, por amor a Deus. E prepare-se para viver o que você ainda não conhece. Viva o verdadeiro amor.


Manasses Queiroz
Conselheiro Espiritual

Comente

Current ye@r *


  1. valeria

    ACHEI MARAVILHOSO TODOS ESSES CONSELHOS,MAS E QUANDO UM É CRISTÃO E O OUTRO NÃO É?COMO PODEMOS RESOLVER UM PROBLEMA NO CASAMENTO DE JULGO DESIGUAL,COMO ESSE? GOSTARIA DE ALGUNS CONSELHOS!



    1. Ronaldo

      Com muita paciência e compreensão. Deus sabe exatamente quando e onde tocar o coração de uma pessoa para que ela se volte para ele, e você facilita muito as coisas não fazendo com que a religião os separe. A melhor forma de fazer com que uma pessoa compartilhe conosco nossas convicções é mostrando a ela (muito mais com atitudes do que com palavras) como somos felizes assim! Criticar e impor nossa “verdade absoluta” só afasta… Confie em Deus e ore a ele pedindo sabedoria para agir da melhor maneira possível em todas as situações, e as coisas irão acontecer. Seja feliz!



      1. valeria

        Obrigada pelo conselho Ronaldo! é isto que eu estou fazendo há alguns meses,orando muito pra DEUS me dar muita sabedoria para conviver com meu marido,eu posso dizer de carteirinha,não é fácil,pois depois de 23 anos de casada eu descobri que não conhecia totalmente o meu marido, pois ele piorou muito depois que me tornei adventista,mas as minhas oracões estão repercutindo efeito ,principalmente para mim,pois eu estou com muita mais paciência que antes ,e isso é o poder de DEUS nesse caso! abraços e muito obrigada pela atenção! Valéria



  2. DEBORA

    Todos os casais deveria ter em casa este artigo,e uma luta constante , acada dia temos que renova o nosso casamento .terapia de casal e muito bom ,o casamento precisa de um grande investimento a casa dia da nosa vida .pois no final sempre vale apena.

    abrc fique com DEUS



  3. Tania Mara

    Só um milagre de Deus pode salvar o meu casamento. Que Deus tenha misericórdia de mim e do meu marido. Quero ter uma família feliz!



    1. José Luiz

      Oremos juntos por este milagre Tania.



    2. SILVANA

      Com certeza o milagre acontecerá tenha fé em DEUS. Ore sem cessar. Pois DEUS fez um milagre muito grande e maravilhoso em meu casamento em janeiro de 2010. Nós já estávamos separados e com a audiência marcada para divorciarmos. Mas DEUS o nosso PAI TODO PODEROSO QUE TANTO NOS AMA AGIU RÁPIDO, SALVANDO DE TODO ESSE MAL. ESTAMOS MUITO FELIZ E CONTINUO AGRADECENDO A DEUS TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA POR ESSE MILAGRE. OBRIGADO SENHOR.



  4. Andreza Bianca

    Infelizmente meu casamento chegou ao ponto que fala neste artigo. Há 5 meses meu marido Luciano saiu de casa, por brigas bobas e hj fala que acabou o amor que ele sentia por mim. Eu não acredito e não consigo acreditar que isto seja verdade. Tenho sofrido muito, mas tb tenho buscado muito a Deus e pedido para que o Espírito Santo possa iluminar a mente dele e aconselhá-lo a voltar para casa. Há momentos que não sei mais o que fazer. Ele é muito orgulhoso, custa a tomar uma decisão, mas depois que toma dificilmente volta a trás. Acredito que ele possa estar com vergonha de voltar. Eu não soube compreende-lo, daqui a 1 mes fazem tres anos que nos casamos. Eu errei muito, pois sou muito exigente e chegou a um ponto que ele não conseguiu mais aguentar. Mas hj depois deste sofrimento aprendi muito e só queria uma chance de mostrar minhas mudanças. Peço a vcs que puderem me incluir em suas orações, para que Deus possa restaurar meu casamento. Não aguento mais sofrer. Amém.



    1. José Luiz

      Andreza, estarei orando por vc e sua familia e jejuando também.
      Gostaria que vc também orase e jejuasse por sua familia e pela minha também, pois estou passando por um problema semelhante ao seu. Sei que juntos vamos vencer com a ajuda de Deus. Amém!



      1. suzi

        A união faz a força,o inimigo quer derrubar,mas DEUS O TODO PODEROSO quer e vai restaurar,não só o meu mas todos os casamentos. Vamos ter FÉ pessoal!!! Pois sem ela é impossível agradar NOSSO DEUS!!
        ABRAÇO FRATERNAL.



    2. José Luiz

      esterei orando por vc.



    3. nedima

      Andreza o meu caso e igual o seu porem, ja faz seis meses que meu marido foi em bora de casa ,tinha 12 anos de casada 2 filhos lindos abandonou tudo e disse que nunca mim amou sofreu 12 anos so casou comigo pq eu estava gravida.
      Essa semana ele disse que esta namorando e que pra mim parar de ir buscar restauraçao pq ele nunca vai voltar orem por mim,estou muito doente. nao sei o que faço. nao aguento mais. eu acho que vou ficar louca senhor tende misericordia.



      1. paola

        Sei a dor que vc está passando, estou separada a dois anos, fui casada a 26 anos, quero te dizer que só Jesus pode ajudar a gente mais ninguem, se chegue a Ele, ore, sei que a forças faltam acontece comigo, ficmos sem rumo, mas temos que continuar a missão de criar nossos filhos, no meu caso já estão criados estou ficando velha doi muito, vc é jovem não se entregue não deixe o diabo bagunçar mais a sua vida creia em DEUS, eu creio que Deus vai nos ajudar



      2. renan

        mateus 19.26 diz q tudo é possivel para DEUS



      3. Ana

        Estou com o mesmo problema em relação ao meu marido que saiu de casa há 10 meses e temos mais de 30 anos de casados. Eu o amo muito e sei que ele também me ama. Mas eu implicava com tudo, com as menores coisas, discutia muito por nada. E é claro que isso não é correto. Aliás, nós mulheres temos que ser submissa aos nossos maridos conforme diz às Escrituras Sagradas. E eu de submissa nunca tive nada. Aprendi com toda essa tristeza e solidão que nada é melhor do que ter paz, coisa que não tenho mais. E de nada adianta ganhar uma discussão e perder a paz e outras coisas mais. É preferível calar a boca e deixar passar muitas coisas para que a paz reine numa relação, numa família, num lar. Afinal, Jesus Cristo se calou diante de tantas coisas difícieis e horrendas que fizeram `a Ele e Ele é o grande exemplo de vida para todos nós. Diante de qualquer problema deveríamos nos perguntar: o que Jesus Cristo faria no meu lugar, agora, nesse exato momento? Mas não, abrir a boca e falar é tão fácil mesmo que nos custe a perda de uma pessoa amada. Ser humano é muito complicado! Faz e fala primeiro para depois pensar. Quando devemos fazer totalmente o contrário. No caso de todos aqui eu acredito fielmente que só com a direção de DEUS para conseguirmos reverter esse quadro tão triste e tão desanimador. Se você já falou com a pessoa amada e ela nem te dá mais ouvidos, pois você caiu no descrédito de que irá mudar, com toda certeza eu te afirmo que só DEUS poderá fazer algo por você mesmo(a). Pois quem tem que mudar primeiro somos nós e essa mudança só ocorre com a ajuda de DEUS, pois sózinhos não conseguimos mudar. Mas DEUS pode todas as coisas. Com coração sincero devemos pedir perdão à DEUS e pedir para Ele nos transformar. Pois se alguém já foi embora por não aguentar mais o nosso jeitinho, é claro que não irá querer voltar à menos que veja uma mudança em nós. Claro que nosso cônjuge também precisa mudar, ninguém é santo, mas alguém tem que dar o primeiro passo e esse passo deve ser dado por quem tem interesse em retomar o casamento. Dessa forma, após a nossa mudança, com certeza absoluta, DEUS terá o maior prazer em mudar nosso cônjuge que também tem defeitos como todos nós. Mas isso acontecerá no tempo de DEUS e não no nosso, pois só DEUS saberá quando estivermos no ponto certo (vaso novo) e quando o nosso cônjuge também estiver no ponto certo (vaso novo). Pois se nós e o nosso cônjuge não mudarmos e voltarmos a ficar juntos, da mesma forma, não demorará muito e tudo terminará novamente. Por isso o primeiro passo é entregar a nossa vida nas mãos de DEUS para Ele nos transformar e nos conduzir em tudo, tudo, tudo! Pois nós nada sabemos, portanto temos que ser conduzidos pelo Santo Espírito de DEUS. E passarmos a olhar só para JESUS CRISTO e não fixarmos os olhos no que vemos, no que sentimos, no que pensamos, no que ouvimos, enfim não devemos olhar para as circunstâncias pois o diabo fará de tudo para tirarmos o foco de JESUS CRISTO e olharmos para as circunstâncias terríveis que ele faz parecer verdade, mas não é, pois ele é o pai da mentira, enquanto JESUS CRISTO é a VERDADE. É difícil para nós, seres humanos, não atentarmos para certas coisas que alguém fala, ou algo que acontece, ou algo que vemos ou ouvimos ou sentimos, mas é totalmente necessário desviar o foco para JESUS CRISTO que é o autor e consumador da fé. Tudo que é de DEUS parece-nos loucura, mas é a pura e santa VERDADE. Me desculpem, me estendi por demais. Mas peço e já agradeço à todos que comecemos a orar, à partir de hoje, um por todos que enfrentam a mesma situação ou parecida de todas as pessoas no mundo todo que estão com o mesmo problema, pois o diabo está atacando pesado para destruir os casamentos e as famílias, afinal foi DEUS quem instituiu o casamento e a família. Logo, com certeza, através do socorro bem presente de DEUS, agindo como se deve agir, orando, jejuando, lendo a PALAVRA DE DEUS, frequentando a Igreja para que a chama da nossa brasa não se apague, pois na Igreja unimos a nossa fé com as demais pessoas e passamos a ter comunhão uns com os outros, e assim somos fortalecidos espiritualmente, fisicamente e emocionalmente. Nunca esqueçam que “um” com DEUS é maioria! Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia NELE; aguarda NELE e todo o mais ELE fará a você! DEUS não é homem para que minta! DEUS É FIEL! AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS!!!



    4. fafy

      olha eu estou passando pelo mesmo e tenho 25 anos de matrimonio, há 2 meses meu esposo foi embora por motivos dele me trair. te digo que somente Deus para mudar essa situação e é no tempo Dele. tambem estou aflita, amo meu esposo e tenho meus filhos ja aultos que acham que nos separarmos foi melhor. mas não vou desistir de orar pela rescusitação do meu matrimonio. Não desista Deus não te deu seu esposo para tira-lo de vc. beijossss me envie um email.



  5. rosanya

    queria se poder mim ajudar em oraçao para minha familiar,eu ia agradeçer muito pricipalmente pelo meus filhos. obrigado DEus estejas com voçes,,,,,,,,,,, AMEM,



  6. Ale Silveira

    Todos os casais deveriam ler este artigo, ficou muito bom, pois o mundo inteiro esta decaindo nos prazeres de satanas, se não for pelo poder de nosso Deus Eterno jamais serão vencidas as dificuldades encontradas no dia -dia e na midia…
    Somente o amor do Eterno encherá nossos corações, e a cada instante amaremos mais nosso cônjuge! Amem…



  7. Marcelo Almeida

    Alguém já disse que casamento é igual conta bancária: “Precisa de investimento. Não se pode apenas tirar (das pessoas) e não depositar. Se só tiramos, um dia acaba e a conta fica no vermelho.”
    Essa frase me fez ficar pensativo por muito tempo e cheguei a conclusão que, de fato, essa é uma das mais pertinentes frases que já ouvi sobre casamento.
    Nós, homens, não somos acostumados e nem precisamos tanto, de elogios ou algo do gênero. Nos satisfazemos com pouco, mas a mulher não, ela gosta de elogios, de carinhos, de OUVIR eu te amo etc. Se não fazemos isso, vem alguém e faz em nosso lugar. E quando isso acontece, meu chapa……babau, um abraço, “game over”.
    Não podemos casar pensando em ser feliz, mas em fazer a pessoa que escolhemos feliz. Dessa forma, a recíproca será VERDADEIRA. Amém? Concordam? SHALOM



    1. Coração partido

      Marcelo
      é assim que me sinto, que tenho dado todo meu amor e afeto e não recebido nada em troca

      ja fiz todos os passos dos artigos, conversamos, colocamos as magos de lado, falamos o que gostamos um no outro, mas não tenho esta reciproca dele, me sito que so eu estou fazendo e quando cobre dele ele responde que não é romantico e eu ja sei como ele é, o meu maior medo é o resto do amor que tenho se acabar pois a rosa não esta sendo regada e perder totalmente a esperança, somos casado a 12 anos mas somos um casal jovem tenho 30 e ele 37



  8. Fabia

    Ola, Gostei bastante do tema e acredito ajudar muitas pessoas…Só nao achei legal os itens:9. Procure ajuda em terapia de casal e 6. Realize rituais em casal, seja criativo….nem sempre uma terapia ajuda, nao sabemos a forma que o terapeuta agirá na vida…se é para o bem ou por tras existe o mal, sem ele mesmo perceber! leia o livro Enganado pela Nova Era de Will Baron e vai entender…
    abraços



    1. Eduardo Andrade

      Essa Fabia deveria buscar ter mais cultura antes de dizer alguma coisa… Associar a palavra “rituais” ao movimento Nova Era é muita falta de cultura e de interpretação de texto! No contexto aqui apresentado, a palavra “rituais em casal”, quer dizer fazer coisas juntos, em casal, coisas habituais, repetidas, periódicas, como ir ao parque nos sábados, ir à pizzaria no domingo, cinema na terça-feira, igreja à noite, etc, etc, etc. Enfim, uma miríade de coisas que o casal pode fazer regularmente, com o intuito de manter a proximidade e o clima de namoro eterno. É isso aí Fábia, vc está precisando se aplicar melhor à leitura e ao estudo da língua portuguesa, para entender de fato o que determinadas palavras querem dizer em um determinado contexto.



  9. João Sousa

    Otimo texto, muito construtivo me esclareceu muita coisa na vida. Obrigado que Deus abençoe todos e que possamos viver o verdadeiro amor em Cristo Jesus



  10. Mirian Pinto

    De extrema importância o tema e a forma de colocá-lo. TEnho sofrido com dúvidas sobre meu casamento (união estável) depois de 10 anos de convivência. Duas forças lutam dentro de mim: o desejo de me sentir amada e querida por alguém e o desejo de ajudar na salvação de uma alma.
    Gostaria que orassem por mim pra que Deus me responda claramente sobre a atitude que devo tomar.