Resistindo a atração por amor

Uma pessoa que ama e que está casada pode sentir atração por outra pessoa que não seja seu cônjuge? Quando faço esta pergunta em encontro de casais, geralmente, as pessoas têm dificuldades para admitir. A verdade é que sentimos, naturalmente e de forma involuntária, atração por outras pessoas.

Há pessoas que nos chamam a atenção e há outras que nos despertam a atração por razões que muitas vezes desconhecemos. No entanto, estudos revelam que fatores universais, culturais e idiossincráticos, assimilados pelo nosso inconsciente, determinam o tipo de pessoa que nos despertam atração.

Quando sentimos atração por uma pessoa, somos motivados a nos aproximar com a intenção de agradar para conquistar. Assim, terminamos olhando de uma forma diferente, dando a essa pessoa um tratamento especial, a ponto dela e outras pessoas perceberem.

Por que você corre o risco de se derreter todinho, diante de uma pessoa por quem sente atração? A atração pode gerar uma reação bioquímica em seu organismo, a ponto do sangue subir dos pés para as bochechas, e o coração, no lugar de bater 70 vezes por minuto, pode chegar a bater 140. Assim, seu corpo pode se transformar num laboratório de química (que exagero! Risos).

O psicólogo Ailton Amélio da Silva afirma que: “A capacidade de sentir atração amorosa pode variar muito de uma pessoa para outra. Um estudo que realizamos com universitários de uma faculdade da cidade de São Paulo, mostrou claramente essa variação. Participaram deste estudo 27 mulheres (15 namorando e 12 não) e 24 homens (9 namorando e 15 não). A idade média desses estudantes era de 20,4 anos, variando entre 17 e 29 anos” – O Mapa do Amor, p. 36 e 37.

O resultado dessa pesquisa mostrou o seguinte:

Situação                                       Sexo dos estudantes                          Média de

amorosa atual                            Mulheres     Homens                             atrações

Namorando                                     1,5                        2,1                                      1,8

Sozinhos                                          2,6                       2,7                                       2,6

Médias de atrações                         2,0                       2,4                                       2,2

Algumas conclusões apresentadas pelo autor:

1)      “A maior porcentagem de homens e mulheres que não sentiam atração amorosa por ninguém, além do próprio parceiro, era constituída por aqueles que estavam namorando (11% dos homens e 27% das mulheres dessa condição)” – p. 41. Portanto, “quem está namorando e amando o seu namorado vai ter mais dificuldade para sentir atração amorosa por outras pessoas” – p. 42.

2)      “Os homens sentem atração amorosa por mais pessoas do que as mulheres. No entanto, uma porcentagem maior de mulheres do que de homens está amando a pessoa por quem sente atração. Esses resultados indicam que os homens têm maior capacidade do que as mulheres para amores superficiais. As mulheres, por sua vez, são mais capazes para amores profundos” – p. 47.

3)      “É interessante notar que a grande maioria dos estudantes (87% deles) sentia atração amorosa por pelo menos uma pessoa. Mesmo no grupo de estudantes que sentia atração amorosa por menos pessoas (o grupo de mulheres que estava namorando), ainda assim, 73% delas estavam interessadas em pelo menos uma pessoa (sem contar o namorado). Esses dados indicam que é muito comum haver alguém nos nossos círculos de relações por quem sentimos atração amorosa” – p. 39.

4)      “Embora quem esteja namorando sinta atração amorosa por menos pessoas, ainda assim, tem muita atração amorosa por outras pessoas. Os resultados dessa pesquisa que realizamos indicam que o fato de estarmos namorando não nos torna imunes aos encantos de outras pessoas. Não perdemos a sensibilidade por suas belezas, seus charmes, seus apelos sexuais, etc.” – p. 43.

Uma vez que sou uma pessoa comprometida; o que posso fazer para resistir a esta tendência natural de sentir atração por outras pessoas?

Não valorize – Uma vez que sentir-se atraído é natural, involuntário e comum, não pense que encontrou o amor da sua vida. Você sentirá atração por outras pessoas que correspondem ao seu tipo e, com quem nunca se relacionará. Sendo assim, não alimente a ilusão de que encontrou uma pessoa melhor para se relacionar e ser feliz.

Evite comentar com alguém – Se você sentir atração por alguma pessoa que, casualmente, passou por você, controle seus pensamentos, desejos e olhares. Não comente com ninguém, pois se trata de algo passageiro.

Ore – Se você sentir atração por alguém que se encontra nos seus círculos de relacionamentos, como no ambiente de trabalho, e perceber que ocorre correspondência ou que você não está se controlando, é hora de orar. Peça para que Deus quebre o encanto que você está sentindo pela outra pessoa, para que você permaneça fiel ao seu cônjuge.

Converse com seu cônjuge – Se, apesar de suas orações e esforço pessoal a atração continuar crescendo, antes que se complique mais, é hora de conversar com seu cônjuge e pedir ajuda. Se ele ainda não tiver maturidade para ouvir uma verdade como essa, é necessário espiritualidade e sabedoria para comunicar-se e contar com a ajuda dele para resolver o problema. Não minta e nem recorra à omissão por ter medo da reação dele. Não tenha medo de falar a verdade, tenha medo de cometer a traição.

Ainda que haja descontrole emocional, críticas, acusações e ameaças, não fuja do problema e nem o enfrente sozinho. Concentre-se na solução, de mãos dadas com seu cônjuge, e vençam juntos. Se ainda assim, depois de todas essas considerações, você chegar à conclusão de que falar a verdade poderia transformar seu casamento num inferno de ciúmes e acusações, e causar até mesmo a separação de vocês dois, é hora de procurar uma pessoa idônea e neutra, de sua inteira confiança, para pedir orientação e apoio.

Fonte: www.vidaadois.net

Comente

Current month ye@r day *


  1. Alessandra

    Por isso costumo dizer, é importante orar antes de casar. Conhecer muito bem a pessoa. Eu casei com o primeiro namorado (era muito novinha). Sofri muito no casamento. Pedi perdão a Deus por ter casado sem o consultar, todavia eu não era convertida. Hoje entrego tudo nas mãos de Deus e estou com ele por obediência a Palavra de Deus. Só Deus pode nos fazer felizes!!



  2. Josiel

    Queridos irmãos…Quando acontece a traição, não é culpa do marido ou da esposa, porque um ou outro deixou a desejar. Tem irmãos que tem mulheres maravilhosas e ainda assim não se controlam, isso é culpa de quem trai realmente, pelo simples e seguinte fato: falta de contato com Deus. Quando Deus não é o primeiro, ficamos entregue as tentações, não buscamos a Deus, e facilmente caimos…
    O casal tem que ter Deus em primeiro lugar sempre…e fazer como Jó, ser integro e DESVIAR DO MAL…AMÉM…
    Que possamos colocar Deus em primeiro e melhor lugar…



  3. debora

    Espero que vocês consigam uma vida financeira melhor,e que possam viver em paz. Eu não os conheço, mais estou torcendo por vocês, e te dou um conselho, faça alguns cursos profissionalizantes que as portas se abrem pra você,se é que você não tem emprego ou uma profissão. beijos, que Deus abençoe a sua família.



  4. dolores batista

    não amo mas o meu marido ja tem 15 anos,amo uma outra pessoa.estamos brigados.mas tenho pedido a deus que resolva minha situação,se for da vontade dele que fiquemos juntos.pois o amo muito.naõ pretendo voltar para o meu ex marido,acho que sem amor não se constroi nada,muito pelo contrario.orem por mim.



  5. Luiz Henrique

    Quando alguém chega a esta situação, é necessário muito diálogo com o seu conjuge e principalmente muita oração e ser for possível um JEJUM, em prol do seu enlace matrimonial e também pela sua vida espiritual, para que os laços e dardos inflamados do inferno não abatam a sua vida, pois existem situações que não basta apenas orar mais de se afastar da aparencia do mal e também muito jejum se situação pesistir em sua vida.
    Um forte abraço e em feliz natal.



  6. f.l.

    Penso, que muito das traições que acontecem, quando se refere a traições de mulheres, grande parte dessa culpa é do próprio marido. Eles deixam muito a desejar, se esquecem que tem mulher, que tem família, que a mulher não necessita apenas de comida e “cama”, mas que tem outras muitas necessidades. O casamento se torna enfadonho, pesado, cheio de dívidas e preocupações, normalmente os maridos acusam as mulheres pelos inssucessos dos filhos, pelas frustações dele próprio, não valoriza a esposa, não olha para ela, trata aos outros com carinho, respeito e cuidado e quando é com a esposa só há acusações, cobrança, desprezo, desvaloriização, desrespeito e o pior incerteza de tudo. A vida se torna pesada e triste, e sem contar que muitas das vezes o marido obriga a esposa a viver dependente dele em todos os aspectos, seja financeiro, emocional ou físico, fazendo com que ela se sinta inútil, burra, incapaz. E o pior de tudo é que muitos são até cristãos, disfaçados de anciãos, diáconos, membros bonzinhos e amigos de todos, fiéis dizimistas, pregadores convictos, mas péssimos maridos, faz a esposa viver uma vida pressão psicológica, e quando a esposa fala com alguém sobre as atitudes dele, todos duvidam, acham que ela está ficando louca, é mal agradecida, ou que ela é que é a ruim na história. Essas esposas passam a vida orando, se culpando, pedindo a Deus pra amar um homem que só a faz sofrer, se culpam por serem incapaz de conquistar esse homem, se culpam por todas as acusações que ele a faz acreditar que realmente ela é a culpada, se fecham para a vida, são infelizes, incompreendidas, perdidas de espírito e de amor. Passam a vida inteira vivendo para os filhos e ao lado de um homem que não a conhece e nem se interessa por ela. Ver seu próprio marido dar aos outros aquilo que lhe pertence, todo carinho, amor e atenção. E se derrepente ela olha para alguém e ver carinho dessa pessoa, sente atenção e cuidado, nossa……… o mundo desaba, vira um torbilhão de medos, dúvidas, temores, incertezas, frustações, tristezas, e principalmente culpa, porque a palavra de Deus diz que se somente eu pensar estarei adulterando…….uma mulher dessa depois de tanto sofrer o que ela mais deseja é ser feliz é ter paz, é ser vista, amada cuidada, ser importante pra alguém, se sentir viva, a vida parece florescer e as coisas passam a ter cores como um arco íris, é como se pudesse recuperar todo tempo perdido, volta o ânimo, a coragem, a força, a alegria, a razão de viver,…….. mas, seu alvo ainda é o céu……….o céu é mais importante que qualquer coisa dessa terra,……. e a vida mais uma vez se torna pesada, porque agora ela passa a viver mais uma luta dentro dela, ver seu marido que a desprezou e a maltratou a vida inteira, ver a possibilidade (mesmo que seja ilusória) de liberdade e felicidade, e ver principalmente o temor do Senhor, e isso é a única coisa que a freia, que a faz suportar tamanho vazio emocional.
    Que Deus ajude esses maridos a abrirem os olhos e viver de acordo a vontade de Deus, fazendo de sua esposa um só carne, e que Deus ajude mais ainda essas esposas a enfrentarem suas lutas e frustações, se agarrando aos pés da cruz, acreditando sempre que no céu não teremos maridos graças a Deus!!!!!!!!!



    1. Eu sou evangelica sou casada ha 16 anos mais nao consigo esquecer o meu ex namorado ja orei e pedi de deus pra tirar isso de mim .mais parece que cada dia aumenta o que eu sinto por ele .nao consigo pedir ajuda do meu marido ele e muito ciumento tenho med

      Bom dia sou casada ha 16 anos nao consigo esquecer o meu ex namorado



      1. Admin

        Olá querida irmã, você tem algum contato com seu ex-namorado?

        Qual o relacionamento que você tem com Deus?

        Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.



  7. M. A.

    Irmão se tivesse visto ou ouvido algo com isto, eu não teria caído em tentação e não teria passado por tantas tormentas. Mas acima de tudo Deus teve muita misericórdia de mim e restituiu meu casamento, no momento que eu iria cair de cabeça no poço de fogo (deixar o meu marido pra viver com este ser usado pelo inimigo).
    Deus restituiu o meu casamento e me deu chances novas na vida. Hoje passo por situações difíceis, mas, creio que Deus tem algo importante para mim. Isso já faz quase 6 anos e digo a estas pessoas que estão na dúvida, que acham que acabou o amor pelo seu companheiro, que não se enganem. Lutem, por favor! pois isso passa e quando vcs verem o que podia acontecer (uma escolha errada) vão agradecer ao Senhor.
    Não cedam ao inimigo pois ele veio para matar e roubar nossas vidas e nosso descanso e principalmente a nossa paz. Mais uma vez eu peço não se enganem, sei o que estou dizendo pois por mais que tudo tenha se passado as marcas ficam e marcas do coração essas não se apagam. O Senhor é misericordioso, e por isso estou dizendo estas coisas….espero ter ajudado a alguém, pois não é fácil estar passando por isto.
    Nesse momento de pré-traição tudo é bonito, o amor é lindo, o nosso conjuge é um dos piores e nossa família tudo pode aceitar. Mentira!!! não é assim. A realidade é dura, decepções acontecem e quando vimos nós próprios nos traímos…
    Amo minhas filhas e amo meu marido, passo dificuldades financeiras mas eu sei que Deus tem algo especial pra mim, muitas vezes me pegava pensando: “Senhor será que o que passo é pq pequei, desejei aquilo que não devia?” E daí passado algum tempo vi que aquela dúvida foi deixando de existir, me senti um pouco leve, daí irmãos eu tenho certeza que Deus aliviou o meu fardo dizendo-me: “vá e não peques mais”.
    À todos que lerem esta minha mensagem, Deus abençoe a vcs e toda sua família guiando-os sempre para bem perto do Senhor.
    Sou mãe de duas meninas, tenho 38 anos e um esposo que me ama e que também o amo. Só o que nos falta é uma vida financeira equilibrada (um emprego estável pra nós dois). Se os irmãos assim quizerem, orem por nós. Boa noite à todos e um feliz natal!



    1. Mírian

      Boa tarde! Linda a sua mensagem irmã, vc foi usada por DEUS, e se vc não viu a mensagem desse site antes, foi porque Deus não quiz, como vc disse, se eu tivesse visto essa mensagem antes, não teria caído. Passamos por várias provas na vida, muitas vezes caímos, o mais importante é o reconhecimento do erro, é sinal que o ESPIRITO SANTO ainda pode atuar em sua vida. As dificuldades que passamos na vida serve para nos fortalecer e ajudar os outros como vc está fazendo agora através do seu testemunho, que DEUS te abençoe e creio que ELE irá melhorar sua vida financeira e do seu marido, seja abençoado para sempre seu casamento. beijos.



  8. Daniel Silva

    Penso eu que se amamos realmente nosso conjuge, se passamos tempo com ele(a) e se Deus faz parte do meu namoro ou casamento não terei olhos para outros a nao ser para a pessoa que amo de verdade. No livro de Jo diz: ” Fiz um pacto com os meus olhos; como olharia eu para um donzela?. Que possamos pensar e rever nossos conceitos a respeito do que realmente e o amor..



  9. Iara Nascimento Silva

    Não podemos dar brechas para as tentações, pois o inimigo nos persegue, e se não pensarmos e agirmos com firmeza caimos em tentações em vários aspectos da vida.



  10. elias jeronimo de carvalho

    A melhor maneira é não alimentar esse tipo de sentimento e fugir da aparencia do mal.
    A Biblia diz que não podemos impedir que um pássaro voe sobre nossas cabeças,mais podemos impedir que ele faça ninho sobre elas.
    A Biblia diz também que um dos frutos do ESPÍRITO é o domínio próprio,se não dominarmos nossos sentimentos o que será de nossa vida espiritual?