Vivemos em dias de grande impactação. Estamos todos assombrados com tanta gente sofrendo e outras morrendo por meio de enchentes que assolam cidades de vários países do mundo. Aqui no Brasil, acompanhamos a dor e o desespero dos moradores de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, cidades serranas do Rio de Janeiro. São Paulo também foi atingido em algumas cidades, mas principalmente a capital. E, infelizmente, a lista vai seguindo…

O que estamos assistindo ou experimentando é um produto comum da natureza? Seriam castigos divinos? Trata-se de anúncios do fim do mundo?

O Apóstolo Paulo revela: “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”(Romanos 8:19-23).

A criação de Deus, corrompida pelo pecado do homem, aguarda expectante sua redenção divina. O ser humano é o responsável pela degradação do seu Planeta. Existe um cativeiro de corrupção imposto pelo homem contra os animais, as plantas e a terra.

“Toda a criação, a um só tempo, geme” e muitos continuam dizendo que tudo isso é “normal” e “natural”. O homem vitimado também geme e grita em desespero. Os que temem a Deus e são tocados pelo Seu Espírito tem no íntimo um clamor pelo grande dia da “adoção de filhos”, ou seja, pelo dia em que Jesus Cristo, com poder e majestade virá para reclamá-los como Seus filhos.

O mais importante é que vivamos sob a esperança da volta de Jesus (João 14:1-3). Necessitamos fazer parte do plano de Deus para a redenção do mundo. O Criador está desejoso em devolver para o Planeta Terra Seu projeto original, de perfeição e glória.

Vamos sim, ajudar, socorrer e colaborar com os que sofrem. Vamos de verdade fazer nossa parte pelo Planeta. Mas não nos esqueçamos que Deus tem um plano maravilhoso e que logo, logo o executará. Viva com esperança!

Manassés Queiroz