Como deixar de fumar

 

esperanca-deixar-fumar

Não importa quão convincente sejam todos os fatos que depõem contra o hábito de fumar, as pessoas não necessitam meramente de fatos e estatísticas, mas de um programa que as ajude a abandonar o fumo.

O desejo de deixar de fumar é bom, mas muitos cometem o erro de confundir o simples desejo com a força de vontade. Além do desejo de abandonar o fumo, é preciso transformar a força de vontade em ação positiva  e eficaz.

Cremos que a melhor maneira de deixar de fumar é fazê-lo de uma vez, e não aos poucos. A razão: É melhor ter alguns dias penosos, mas ficar livre de vícios, do que prolongar o sofrimento por semanas e meses. A tortura demorada não é agradável. Pode-se resolver essa questão com maior rapidez e facilidade do que muitos supõem. Pretendemos ajudá-lo a vencer a avidez pelo fumo o mais depressa possível – isto é, em apenas cinco dias.

Depois de deixar de fumar, a parte mais difícil ocorre nos três primeiros dias, mas no fim de cinco dias a  maioria dos indivíduos verificam que a avidez é bem mais suave ou desapareceu por completo. Resista durante dez dias, e será vitorioso! Diga para si mesmo:

“ Resolvi deixar de fumar! “ Continue a repetir as palavras dessa decisão através do dia todo, desde quando abrir os olhos, pela manhã, até o último bocejo, á noite. Faça-o, porém, com toda a sinceridade. Repetindo a decisão: “ Resolvi deixar de fumar”, muitas pessoas descobrem dentro de si mesmas positiva e crescente resistência contra a avidez física pelo fumo.

Agora mesmo é o momento em que você deve aceitar plenamente o fato de que sua maneira de pensar e o modo de usar a força de vontade têm um efeito real e imediato sobre a avidez do corpo pelo fumo. Lembre-se por todos os modos dessa relação fundamental entre a mente e o corpo, pois você pode utilizar este princípio para romper com o hábito de fumar. Cada dia, ao decidir com mais veemência: “ Resolvi deixar de fumar”, lembre-se de que esta vigorosa decisão positiva exerce um efeito imediato sobre a avidez física de fumar – a  tal ponto que em muitas pessoas ela é debilitada de modo imediato e perceptível. Mediante o uso correto da força de vontade, não só é possível abrandar a avidez, mas – melhor ainda – colocar gradualmente os hábitos sob o domínio da razão.

Durante os períodos de grande anseio de fumar, olhe para o relógio. Observe o ponteiro dos segundos dar uma volta ao redor do mostrador. Por mais forte que seja o anseio, certamente você pode deixar de fumar durante sessenta segundos. Decorrido um minuto, você resiste naturalmente durante mais um. Note, porém,  outra coisa: quando houver passado o terceiro minuto, você descobrirá que o anseio atingiu o ponto culminante e começou a diminuir. Será necessário empregar toda a força de vontade disponível, mas cada hora e cada dia adicionais aumentarão a determinação e a força de vontade da pessoa. Sugerimos algumas regras que devem ser postas fielmente em prática, para superar os momentos em que  a avidez de fumar é mais intensa e para adotar um novo sistema de vida.

  1. 1. Água por Fora

Tome um banho morno duas ou três vezes por dia, durante quinze a vinte minutos. Relaxe-se. Se julgar que não agüenta mais sem fumar, pule de volta para a banheira ou chuveiro. É dificílimo fumar debaixo de um chuveiro aberto.

Experimente além disso um outro método de relaxação: a fricção com luva fria. Conhecida no setor da reabilitação médica como um exercício vascular, ela será benéfica para os nervos excitados, ativará a circulação e lhe dará uma agradável sensação de bem-estar.

Proceda da seguinte maneira: Primeiro, levante-se de manhã alguns  minutos mais cedo que nos outros dias. Segundo, no banheiro aquecido, encha uma bacia com  água tépida ou fresca. Terceiro, mergulhe um pano na água, e torça-o completamente, para que não fique gotejando. Quarto, friccione fortemente um braço, até que a pele comece a ruborizar-se. Continue a friccionar até que apareça a almejada coloração rósea, denotando um aumento da circulação periférica. Nalgumas pessoas, isto requer ás vezes considerável fricção, o que indica em geral que os vasos sangüíneos da periferia ou superfície são um tanto morosos em dilatar-se. Entretanto, a mesma fricção aplicada na manhã seguinte, fará provavelmente com que tais vasos se dilatem muito mais depressa.

Use água cada vez mais fria de manhã cedo, a fim de obter maior efeito tônico. Mas não procure abranger o corpo todo com a fricção fria, na primeira manhã. Na Segunda vez poderá ser abrangido o segundo braço, além do primeiro. Na terceira manhã a seqüência poderá consistir nestas partes :  braço esquerdo, braço direito, tórax. Na quarta manhã também podem ser friccionadas as pernas, de maneira que seja abrangido todo o corpo. Algumas pessoas de índole espartana chegam até a lançar uma porção de cubos de gelo na água usada para fricção.

Uma vigorosa fricção com luva fria ajuda a pessoa a sentir-se bem mais animada e desperta, sem estimular o anseio de dar outra baforada.

  1. 2. Água por Dentro

Beba seis a oito copos de água entre as refeições. Anote-os, se for necessário. Quanto mais líquidos puder ingerir, tanto mais depressa será eliminada a nicotina acumulada no organismo. Não tome bebidas alcoólicas – nem mesmo cerveja ou vinho.

A pessoa mediana talvez não compreenda a importância de tomar água em abundância para o apropriado funcionamento do corpo. O cérebro, por exemplo consiste em aproximadamente 75% de água. O sistema nervoso não pode funcionar devidamente sem líquidos adequados. A água é essencial não só para ajudar o organismo para auxiliar as pessoas a manter os nervos sob controle.

Eis aqui, portanto, um programa á base de água, para os próximos dias: De manhã cedo, ao levantar, procure beber um ou dois copos de água morna. No  começo, talvez, a quantidade terá de ser pequena, até o estômago se acostumar. Adote, porém, o hábito de beber água logo depois de levantar-se da cama. Mais tarde, tome dois copos de água entre o desjejum e o almoço, e dois á tarde. Isto dará um total de seis copos por dia.

Esses seis copos de água, além de sucos de frutas frescas, podem dar aos rins a “impressão” de que o Natal e Ano Novo chegaram ambos no mesmo dia. Com efeito, talvez você chegue até a vascolejar um pouco ao andar. Aumentando, porém, consideravelmente a ingestão de líquidos durante as primeiras 24 horas, será muito fácil dominar a avidez de fumar. Depois desse período de tempo, pode-se reduzir a quantidade de água ingerida, mas deve-se continuar tomando sucos de frutas em abundância.

3. Importância da Regularidade

Descanse o suficiente durante esses cinco dias, mantenha horas regulares para as refeições, vá para a cama á mesma hora todos os dias ( não lhe fará Mal dedicar oito horas ao sono ) . Abstenha-se de tresnoitar durante esses cinco dias, e procure por todos os meios conservar sua energia nervosa.

Faça planos para retirar-se a descansar u pouco mais cedo que de costume, esta noite. Dê um bom descanso aos nervos. A fadiga em todas as suas formas é inimiga da vontade.

4. Não Fique Sentado Depois das Refeições

Após as refeições, saia de casa, caminhe e respire profundamente durante quinze minutos a meia hora. Neste período você experimentará os desejos mais fortes de fumar.

Até agora você havia tido o hábito de tomar uma refeição abundante, atirando-se em seguida na poltrona predileta, para fumar, ler o jornal e assistir á televisão. Neste momento, sua poltrona predileta se converte numa dupla armadilha, pois, está saturada com o odor de mil cigarros do passado e constitui uma parte de um hábito estabelecido. Sentando-se ali, rodeado pelo odor penetrante que emana do sofá, das cortinas e do tapete, você não tem motivo para estranhar que o desejo de fumar retorne com violência.

Levante-se da mesa e vá trabalhar em suas atividade predileta, ou faça um passeio.

Calcula-se que as células do cérebro requerem cinco vezes mais oxigênio que qualquer outra parte do corpo. È natural deduzir, portanto, que reduzindo a quantidade de oxigênio á disposição do cérebro, estorvando certas funções mentais. Não é lógico supor também que essa redução das funções mentais por falta de oxigênio prejudique igualmente o exercício da força de vontade, tão essencial para resistir á avidez de fumar ?

As investigações médicas indicam que as zonas frontais do cérebro, as quais geralmente são as primeiras a serem afetadas pela falta de oxigênio, estão intimamente relacionadas com a força de vontade, a razão e o juízo. Por conseguinte, nos próximos dias, em que a força de vontade e os nervos firmes são tão importantes, decida tomar tempo adicional para conseguir abundante quantidade de oxigênio, especialmente após as refeições.

5. Cuidado com o que Você Bebe!

Não beba álcool, chá, café ou bebidas gasosas á base de cola. Procure evitar todos os calmantes e estimulantes a fim de fortalecer as reservas nervosas o mais depressa possível. Use leite ou iogurte. Se desejar uma bebida quente, tome um preparado á base de cereais.

Muitos fumantes, enquanto procuram vencer o hábito de fumar, dobram a ingestão diária de café, sem se aperceberem de que isto tende a aumentar de maneira explosiva a avidez pelo fumo. Além do hábito estabelecido que relaciona uma xícara de café com o cigarro, a cafeína estimula os nervos. O que menos você necessita é de tensão nervosa adicional. Deve Ter o alvo de manter-se bem calmo.

Outro notório inimigo da força de vontade é o álcool. Em todas as suas formas, ataca os centros cerebrais da razão, da força de vontade e do raciocínio. Por este motivo, confira-lhe durante os próximos dias a duvidosa honra de ser nomeado “Inimigo Pessoal Número Um “ .

6. Não Coma Nesta Mesa !

È Fácil de distinguir a pessoa que fuma demasiado, pois toda a sua comida é muito condimentada. Também usa muita carne, molhos, alimentos fritos e de difícil digestão, o que quase torna impossível que deixe de fumar.

A razão por que os fumantes usam especiarias fortes é que o fumo amortece as papilas gustativas, fazendo com que eles requeiram, portanto, condimentos fortes para estimular os sentidos adormecidos. Quando deixam de fumar, as papilas gustativas começam a despertar de sua prolongada anestesia, e proclamam assombrosas melhoras no saber dos alimentos preparados pela esposa. Isto requer, porém,  outra manifestação de força de vontade: A pessoa deve dizer: “ Resolvi não comer demasiado “.

Procure por todos os meios facilitar a tarefa durante estes cinco dias, evitando o uso de tais condimentos como pimenta, molhos picantes, mostarda, rábano, etc. Lembre-se de que é melhor não comer o que parece “ quente “ quando frio.

Durante este cinco dias, evite os bifes mal passados e toda a espécie de alimentos fritos e gordurosos. Conceda ao corpo as melhores possibilidades de recuperar-se por meio do uso de alimentos simples, preparados da maneira mais natural possível. Algumas pessoas  descobrem que um bife mal passado e muito condimentado é em si mesmo suficiente para estimular fortes  desejos de fumar

Abstenha-se também de sobremesas muito substanciosas e açucaradas. No açúcar branco, refinado, não há cálcio, fósforo, ferro e vitamina B1. O corpo necessita desta vitaminas para queimar o açúcar do sangue. Sucede, portanto, que quando a pessoa consome quantidades excessivas de açúcar, suas reservas de vitamina B1 – a qual deveria estar reforçando os nervos – são usadas constantemente para queimar o excesso de açúcar no sangue, tornando assim os nervos demasiado sensível e irritáveis.

7. Em Vez Disso, Como Aquilo

Em suas refeições, consuma tanto quanto desejar de frutas, cereais, verduras e nozes. Ingira abundantemente frutas frescas. É melhor não misturar frutas e verduras na mesma refeição. Não coma nada entre as refeições. E se insiste em mascar goma, assegure-se de que não contenha açúcar.

Uma das razões que certos indivíduos apresentam para não deixar de fumar é que isto contribui para que aumentem de peso. Perguntam alguns: “ O que é pior – engordar demais, ou correr os riscos que resultam de fumar ? “

Durante os primeiros dias, não se preocupe como problema do excesso de peso. A quantidade adicional de água que você está bebendo pode causar um aumento de alguns quilos, mas é essencial para ajudá-lo a desvencilhar-se da nicotina existente em seu organismo.

Não resta dúvida de que o problema do excesso de peso realmente é importante. Durante estes cinco dias, você terá feito, porém, maior progresso do que supõe, para resolvê-lo. Sua força de vontade foi robustecida continuamente, auxiliando-o a evitar muitas coisas prejudiciais. Pode agora converter-se em uma arma valiosa em sua batalha contra o excesso de peso. A maioria das pessoas podem controlar seu peso com maior facilidade do que conseguem controlar o hábito de fumar. Não se preocupe, portanto. Estamos dispostos a oferecer-lhe algumas sugestões valiosas acerca de como manter o peso normal.

Eis aqui um plano simples que o ajudará a perder peso. È um programa sólido que dará bom resultado:

O objetivo é perder meio quilo de peso por semana. Isto constitui uma boa média. Naturalmente, a pedra é menor do que num programa “ de choque “ , mas evitará que você pareça um espantalho ou uma ameixa seca. As deficiências nutritivas são muito mais raras. A tensão imposta ao organismo é menor.

O programa começa com um bom desjejum. È neste sentido que muita gente erra. Omite o desjejum, e durante o resto do dia procuram continuamente conseguir o alimento que deixaram de obter. Chegam até a comer entre as refeições, o que é desastroso para qualquer programa de controle de peso. Não se pode comer entre as refeições e controlar o peso.

As pessoas tomam ás vezes só duas refeições por dia, mas escolhem mal as que decidem tomar. Tomam uma refeição leve ao meio-dia e um verdadeiro banquete á noite. Procure fazer com que a refeição da noite seja a mais leve de todas. Reduza o consumo de líquidos a quatro copos, e use sal só para preparar a  comida, e nada na mesa. Reduza todas as suas porções em um terço. Diminua ou elimine o consumo de  alimentos fritos, molhos substanciosos e sobremesas. Use goma de mascar sem açúcar; ou melhor, nada.

8. As Vitaminas Adicionais Ajudam

Para conseguir quantidades adicionais de vitaminas, especialmente as do complexo B, que auxiliam os nervos ao serem privados da nicotina, tome em cada refeição uma ou duas colheradas de germe de trigo. Como substituto do germe de trigo, use uma ou duas colheradas por dia de lêvedo de cerveja seco, o qual é outra boa fonte de vitamina B e também de proteínas de excelente qualidade.

9. As Panacéias Podem Decepcionar

Comprimidos especiais ou outros recursos para deixar de fumar podem ser benéficos. Alguns confiam implicitamente neles, mas outros não parecem obter qualquer proveito em usá-los. Talvez você queira experimentar alguns deles. Se os seus nervos começam a protestar demasiado contra o processo de renunciar ao fumo, sinta-se livre para consultar seu próprio médico, o qual poderá indicar-lhe um tranqüilizante suave para ser usado por um ou dois dias. Sempre vale a pena consultar o médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento.

10. A Ajuda Divina Nunca Decepciona

A parte mais importante deste programa é pedir o auxílio de Deus. Se antes você nunca orou, agora é a ocasião de aprender a fazê-lo. O Céu ajudará  a qualquer homem ou mulher que realmente deseje deixar de fumar. Coloque sua vontade do lado de Deus, e será invencível. Nunca poderá falhar tendo a Deus como aliado.

Agora, uma palavra de advertência. Se você deixa de exercitar a força de vontade e se torna descuidado em sues hábitos de comer, beber, trabalhar e dormir, suas barreiras de proteção irão caindo de maneira lenta, mas segura. Não se esqueça de que debaixo da superfície se encontra um vício neuromuscular e psicológico que pouco tempo atrás estava bem estabelecido e que dum momento para o outro pode desencadear um violento ataque de incontrolável desejo de fumar.

Mantenha-se vigilante. Seu dever agora consiste em estabelecer o hábito de não fumar tão firmemente como antes havia estabelecido o hábito de fumar. Recorde que isto levará tempo, mas é perfeitamente possível.

Dr. J.W MCFARLAND
Co-autor do plano “Como Deixar de Fumar em 5 Dias”

Comente

Current month ye@r day *


  1. Socorro

    Olá, tenho 42 anos, fumo desde os 15, lí a matéria gostei muito…quero tanto parar de fumar, mas como e dificíl, vou fazer o que diz a matéria, preciso por mim e pelo meu filho de 7 anos Jonathan.



    1. leisiane

      olá, eu tenho o mesmo problema preciso de ajuda.



  2. Carlos Augusto

    Ola amigos, tenho 32 anos e fumo a 15 anos, to tentando parar de fumar, pois o cigarro ja ta me dando alguns probleminhas, por eu fumar muito nao tenho apetite, e to tendo dificuldade pra comer. Meu estomago fica muito fazio, oq me dá mal estar. Minha medica disse pra eu comer mais vezes ao dia, mas com o cigarro nao consiguo, quero muito parar mas nao estou encontrando forças para parar de fumar. Me ajudem por favor



    1. Luiz Arnaldo

      Ola amigo Carlos Augusto

      Eu fumei durante 42 anos , e faz 3 meses que eu parei de fumar , Eu parei de fumar com um medicamento , chama se CHAMPIX , BOA SORTE
      caso precise de maiores esclarecimento estou á disposição



  3. José Farias

    Estou fazendo o estudo bíblico e o curso bíblico Princípios, tenho data para o meu batismo e tenho urgência em servir e adorar a meu Deus, mas sem o vício do cigarro. Já não bebo a seis meses, e vou de todo meu coração e força de vontade, me batizar sem mais nenhum vício. Vou aplicar este método, e orar, e sei que terei ajuda dos céus.



  4. jussara pantoja

    Queria muito parar de fumar ja fumo ah 10 anos
    e ja fiz de tudo pra para e naum consigo ja tomei varias medicaçoes
    eo resultado foi sempre o fracasso!!!
    naum sei mas o q faço pra parar com esse vicio



    1. Nilton Röhricht Junior

      Olá Jussara, parabéns pela iniciativa e pela força de vontade. A primeira ajuda que podemos lhe proporcionar é orar pelo seu projeto de deixar o fumo. Mas além disso aconselho a você procurar em sua cidade algum dos cursos ministrados para Como Deixar de Fumar, pois ali você receberá apoio profissional e fará amigos que certamente lhe ajudarão neste desafio. Caso você não tenha conhecimento do curso e queira participar de um, procura uma Igreja Adventista do Sétimo Dia em sua cidade e se informe a respeito. E não esqueça dos conselhor dados acima. É necessário abandonar completamente todas as coisas que lembrem do ato de fumar, desde a alimentação até hábitos de vida. Que Deus a abençoe ricamente e lhe dê força para conseguir abandonar esse vício, que com certeza é segundo Sua vontade.

      Abraços.



  5. jussara

    estou tentando mas pra mim esta sendo dificil me ajudem por favor eu tenho força devontade mas nao consigo



  6. João Avelino de OLiveira Júnior

    olá, gostei de ler esse artigo para parar de fumar.

    e hoje no nome do Senhor Jesus…deixo de fumar para todo o sempre e vou conseguir sem tomar nenhum remédio.

    amém

    e obrigado pelo artigo acima que eu li, gostei muito e tenho que ter atitude na minha vida e no vício.

    obrigado



  7. Roberto Rodrigues

    Olá,sou palestrante do curso e fique muito contente com o artigo,e pesso a voceis que comtinuen
    com esse trabalho.Porque tenho certeza que teremos muitas surpreza um dia la no céu.
    Um forte abraço a todos que Deus abençoe.
    Se voceis tiverem algun ducumentario sobre o assunto,e poder me mandar eu ficarei muito clato.
    Até mais.



  8. Daniel

    Tenho 33 anos e fumei por 15. Resolvi parar e não estou achando difícil. Eu não tinha visto este artigo mas já estava tomando vitamina B e também BUP que é um antidepressivo que mandan tomar 2 comprimidos por 3 meses mas eu só tomo 1 por 7 dias. Tenho certeza que dessa vez vou conseguir. Estou muito calmo. Boa sorte a todos que tentarem.



  9. JuliO Cesar MigOttO

    Vamos todos unidos fazer uma grande campanha contra o fumo.

    Vamos todos enviar mensagens para as pessoas conhecerem os malefícios do fumo e esta valiosa ajuda do plano de 5 dias.

    A Internet é um poderoso instrumento para se cumprir Mateus 24:14



    1. Beatriz Fuhrmann Martins

      Preciso parar de fumar , fumo desde os 15 anos , tenho 45 e vejo q já está me causando problemas,
      abraço



      1. Admin

        Queremos muito te ajudar querida irmã, você aceitaria conversar conosco?
        Aguardaremos seu retorno, que Deus abençoe muito a sua vida, Ele está ao seu lado para te ajudar a vencer esta batalha, um grande abraço.



      2. Luiz Arnaldo

        Caro Amigo , que pede Socorro
        Eu entendo esse pedido de Socorro seu , esse vicio do cigarro é algo horroroso
        mesmo , ele te domina , te faz de escravo , além de tantos mal que te faz e os outros , que estão próximo.
        Eu fumei durante 42 anos , e faz 3 meses que eu parei de fumar , Eu parei de fumar com um medicamento , chama se CHAMPIX , BOA SORTE
        caso precise de maiores esclarecimento estou á disposição
        lamarquele@gmail.com



  10. geomaria

    estou fazendo o estudo biblico e quero me batizar o quanto antes, preciso deixar o cigarro e decidi deixa-lo antes de ontem.Apesar dos muitos anos como fumante está sendo relativamente tranquilo.Li o artigo e estou otimista,as dicas da agua,da vit B e principalmente das orações deram mais ânimo………obrigada



    1. rosana smanioto

      sei q é dificil.
      eu consegui ,faz 3 meses q parei de fumar.
      eu fumava mais de 2 maços por dia .mas agora posso ver pessoas fumando perto de mim e não sinto nenhuma falta e nem vontade.
      não tomei nenhum medicamento.só minha força de vontade e a ajuda de Deus.
      agora que parei de fumar já me batizei dia 21 -9 e foi muito lindo tomar essa decisão.



Livro do ano

Cursos Gratis

Para as crianças

Correspondência