ansiedade-esperanca2

Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a doença e a morte. … O ânimo, a esperança, a fé, a simpatia e o amor promovem a saúde e prolongam a vida. Por isso, seguem quatro sugestões de como lidar com a ansiedade.

1.Antecipar dificuldades duplica o sofrimento

Vivemos num mundo de sofrimento. Dificuldades e dores nos aguardam em todo o percurso. Algumas pessoa  tornam duplamente pesados os fardos da vida por estarem continuamente antecipando aflições. Se tem de enfrentar adversidade ou decepção, pensam que tudo se encaminha para a ruína, que a sua sorte é a mais dura de todas. Pensar assim traz mais sofrimento e lança sombras sobre todos os que nos rodeiam. A própria vida passa a ser um fardo.
Mas não precisa ser assim. Custará um decidido esforço o mudar a corrente de seus pensamentos. Mas a mudança é possível. Sua felicidade na vida  depende de que fixe a mente em coisas animadoras. Desvie-se do sombrio quadro, que é imaginário, voltando-se para as coisas boas tangíveis e intangíveis.

2. Esqueça o sofrimento do passado

Não é sábio ajuntar todas as penosas recordações da vida passada — injustiças e decepções — e falar tanto sobre elas e lamentá-las tanto, que nos sintamos esmagados pelo desânimo.

3. Cuide com as amizades

Se os que estão ao teu redor pertencem à classe dos que não procuram mudar sua conversa e a corrente de seus pensamentos, se eles concordam com todas as tuas impressões como se fossem uma realidade, quanto menos contato tiver com essa classe,  melhor. Eles não são teus amigos, mas teus piores inimigos.

Os que têm suportado as maiores tristezas são freqüentemente os que levam aos outros os maiores confortos, introduzindo a luz do sol aonde quer que vão. Esses foram enternecidos por suas aflições, não perderam a esperança e confiança  quando assaltados pelas dificuldades, mas se apegaram mais intimamente a Deus.

4. Antídoto contra a ansiedade

A crença em Deus pode ser um remédio para toda ferida. Se você estudar a Bíblia vai encontrar um Deus amoroso. Em cada dificuldade suplique a Ele que mostre um meio de saída para a  sua dificuldade, e então seus olhos se abrirão para ver o remédio e aplicar ao vosso caso as curadoras promessas que foram registradas em Sua Palavra. Você terá fé e esperança. Você enxergará as coisas boas da vida,  as quais agirão como antídoto à tristeza e ansiedade.

Experimente!!