O mal está cada dia mais presente em nossas vidas. O mundo está tão violento, são tantas as atrocidades que vemos nos noticiários, que algumas vezes é até difícil de acreditar.  Se Deus é um pai amoroso que deu a própria vida para salvar pecadores, como podem existir tantas coisas ruins no mundo? Como é possível tantas doenças, sofrimento, morte, violência, terrorismo, roubos e assassinatos frios que acontecem todos os dias? Onde começou o mal? Deus é o responsável por tudo isso?

Criança chorando - guerra, mal

A origem do mal 

Quando lemos sobre a história da criação em Gênesis 1, vemos que tudo o que Deus criou era muito bom. O relato bíblico deixa claro que todas as obras saíram perfeitas das mãos de Deus. No entanto, um certo dia, antes da criação do mundo se achou iniquidade em uma de suas criaturas.

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.” Ezequiel 28:15. Esse verso está descrevendo Lúcifer, ex-líder dos anjos, hoje mais conhecido como Satanás. A Bíblia relata que Lúcifer era um anjo guardião que tinha livre acesso ao monte santo de Deus e que andava pelo meio de pedras brilhantes. Lúcifer era um querubim perfeito até que o seu coração se encheu de orgulho, por causa de sua beleza e a sabedoria que tinha se corrompeu. 

Em Ezequiel 28:16-17 diz, “Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.” 

Assim, Lúcifer rebelou-se contra Deus e passou a se chamar Satanás. Enganou 1/3 dos anjos e levou o homem ao pecado. É o responsável por todo mal que existe. Portanto, Deus não pode ser visto como o originador do mal, pois tudo que Ele fez é perfeito.

A rebeldia de um anjo

Lúcifer desejava assentar-se no trono de Deus, pretendia ser semelhante ao Altíssimo. O que mais queria era ocupar lugar de Deus e ser adorado igual a Ele. E o resultado de toda rebeldia foi uma grande peleja no céu entre Cristo e Lúcifer. Apocalipse 12:7-9 descreve esse acontecimento, “houve guerra no céu. Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, que combateu junto com os seus anjos. Mas o dragão foi vencido, e por isso ele e os seus anjos não puderam mais ficar no céu. O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele”.

Nesse conflito, a terça parte dos anjos se uniu ao inimigo, e todos foram expulsos do céu vindo alojar-se na terra. O senhor poderia tê-lo destruído imediatamente. Apagado da mente dos anjos a figura de Lúcifer, mas Ele é fiel e justo. Criou os seres livres, para que o sirvam por amor. Portanto NUNCA usará a força para alcançar este objetivo como Lúcifer o tem feito.

O grande enganador

Satanás enganou os anjos no céu, enganou Adão e Eva e nos engana até hoje. No livro de 2 Coríntio 11:14-15 está escrito, “e isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem”.

Ele se transforma em anjo de luz, realizando sinais e prodígios. Devemos estar sempre atentos com relação a esse assunto, “porque aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus”. Mateus 24:24

Satanás está cheio de raiva, porque ele sabe que pouco tempo lhe resta. Segundo Apocalipse 12:17, ele está irado contra os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus. Com a ajuda de Cristo podemos lutar contra o grande enganador. Efésios 6:10-18 nos aconselha a revertir-nos de toda a armadura de Deus. Tendo o escudo da fé, seguindo a palavra de Deus, orando em todo o tempo.

Deus poderia governar o universo com mão de ferro e nunca seria ameaçado, pois igual a Ele não existe outro. Ou quem sabe, poderia ter mudado a mente de Lúcifer tendo feito com que ele mudasse de ideia e continuasse obediente. Mas, decidiu criar seres a Sua imagem e semelhança, com poder de escolha, e sempre vai respeitá-las mesmo sabendo o fim delas.

Para aprender mais sobre a Palavra de Deus assista o vídeo “A Verdade Sobre A Origem Do Mal” (DVD – A Verdade) do Pr. Luís Gonçalves ou acesse o link http://adv.st/whats-esperanca e envie “quero falar de esperança”.