Você passa tempo suficiente com a sua família?

Uma pesquisa britânica realizada em 25 países revelou que homens e mulheres dispõem hoje de apenas 36 minutos por dia – ou 15 dias por ano – para passar o chamado ‘tempo de qualidade’ com a família. Datas comemorativas, como o Natal, foram apontadas como as principais ocasiões em que esse tempo pode ser desfrutado. O resultado é que 75% dos pais sentem que seus filhos estão crescendo rápido demais e um terço deles afirma ter perdido momentos-chave do desenvolvimento das crianças.

Cerca de 50% dos 2 mil entrevistados afirmaram ainda que não conseguiam equilibrar bem a dose de tempo gasto com os entes queridos, principalmente pela necessidade de ficar longas horas no trabalho e ter uma rotina doméstica frenética.

Além disso, o estudo britânico aponta um outro agravante para essa dificuldade de equilíbrio – mesmo quando estão em casa, os pais se ausentam. É comum que o tempo doméstico seja ocupado também com um ‘mergulho’ em aparelhos eletrônicos e redes sociais. Inegavelmente isso gera um descompasso.

Bem, o desequilíbrio é revelado também por uma confissão: 70% dos entrevistados admitiram que regularmente a família se reúne apenas para assistir televisão em silêncio, porque estão cansados demais para conversar.

 

É tempo de mudar

Que tal tomar a decisão de passar tempo com quem você ama hoje?!

 


Foto: pixabay.com | por Free-Photos

Desligue-se e desligue-os. Todas as noites, afaste suas bugigangas eletrônicas – incluindo o telefone celular – por um período. De preferência, desligue tudo. Quando o aparelho está ligado, você dará atenção a ele. Portanto, não faça isso, dê atenção à família!

 


Foto: pixabay.com | por sasint

Qualidade não é quantidade: Você não precisa dedicar o fim de semana inteiro ao ‘tempo de qualidade com a família’. Um sábado ou um domingo podem ser suficientes, mas faça com que eles aconteçam!

 


Foto: pixabay.com | por sylviebliss

Lembre-se de como esses dias voam. Se você enxergar cada dia que passa com seus filhos como um momento que não voltará, você dará um jeito de parar tudo que estiver fazendo e conversar com eles, brincar, ler, rir .

 


Foto: pixabay.com | por TheVirtualDenise

Crie espaços em casa para que a família possa estar reunida. Um cantinho aconchegante pode naturalmente atrair todos da casa para lá. Muitas vezes, os melhores momentos vêm quando não estamos fazendo ‘nada’.

 


Foto: pixabay.com | por dagon_

Separe um tempo para os filhos individualmente. Se todo o ‘tempo de qualidade’ se transformar em uma grande reunião de família, a obrigação pode se tornar algo muito opressor. Assim, uma conversa com cada um separadamente pode criar laços mais fortes.

SaúdePlena